O projeto EduPARK participou na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia 2016 com a atividade “À descoberta dos tesouros do Parque Infante D. Pedro”. Foram realizadas três sessões com turmas de escolas da cidade: uma do 3.º ciclo e duas do 1.º ciclo de escolaridade. Os alunos exploraram o mais antigo parque de Aveiro com o apoio de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada destinada a dispositivos móveis, que foi criada no âmbito do projeto. A atividade visou recolher feedback sobre a aplicação por parte dos alunos e foi considerada um sucesso. Decorreu em formato de jogo, com questões interdisciplinares e de cultura geral, em que as equipas mostraram motivação e uniram esforços para obter a maior pontuação possível, respondendo acertadamente às questões ao mesmo tempo que descobriam os tesouros escondidos no parque. No final, foram distribuídos certificados de participação e prémios patrocinados pelo projetoSeguraNet.
Como exemplos de algumas reações no local, destacam-se: “Eu achei esta aplicação muito boa porque ensina-nos a aprender de uma maneira diferente”; “Achei que esta atividade era muito enriquecedora porque transmite-nos valores e também ajuda-nos a querermos aprender” (alunos do 3.º ciclo); “Eu gosto porque podemos aprender mais sobre as plantas e tudo da natureza”; “É obrigatório participar [nesta atividade] porque é muito, muito engraçado.” (alunos do 1.º ciclo). A equipa do EduPARK agradece a participação dos 74 alunos e professoras, assim como dos monitores (investigadores do Projeto e mestrandos envolvidos), que se voluntariaram para acompanhar os grupos de alunos no parque. Os sorrisos nos seus rostos mostraram que valeu a pena. Experiência a repetir!
O projeto EduPARK participou na UA Open Campus 2017 com a atividade “Vem experimentar a aplicação móvel em Realidade Aumentada do projeto EduPARK”. Foram realizadas duas sessões no dia 10 de maio, com 23 alunos de escolas secundárias de Ermesinde, Felgueiras e Manteigas. Os participantes formaram grupos para testar a mais recente versão da aplicação do EduPARK, como se estivessem no próprio parque e já com conteúdos em realidade aumentada. Esta versão foi desenvolvida em parceria pelo projeto EduPARK e pelas alunas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB Márcia Carvalho e Ana Rita Rodrigues, que são orientandas das Professoras Doutoras Teresa Neto e Lúcia Pombo.
Os alunos participantes revelaram entusiasmo e envolvimento no jogo. No final das sessões, deram feedback em relação à relevância e usabilidade da aplicação, como ilustram os seguintes comentários: “É uma aplicação interessante e penso que promove a aprendizagem de maneira diferente entre os mais novos.”; “É uma aplicação interessante e muito útil no âmbito escolar do ensino básico.”; “A aplicação é muito boa para uma interação diferente com o parque, mas tem alguns problemas na velocidade e reposta ao toque”. A equipa do EduPARK agradece a participação e colaboração dos alunos, e respetivos professores, e irá ter em conta os comentários deixados para introduzir melhorias na aplicação.
No dia 16 de maio, uma turma de alunos do 4.º ano da Escola Básica de Bonsucesso, acompanhada pela Professora titular da turma, a Professora Isabel Lebre, participaram na atividade “À conquista de todas as etapas no Parque Infante D. Pedro – Projeto EduPARK”. A atividade consistiu num jogo tipo quiz interativo, com Realidade Aumentada, suportado pela aplicação móvel do Projeto EduPARK.
O guião deste jogo foi desenvolvido por Ana Rita Rodrigues e Márcia Carvalho, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de MCN do 2º CEB e sob orientação das investigadoras do CIDTFF Teresa Neto e Lúcia Pombo. Este guião inclui questões interdisciplinares, embora com maior foco em tópicos da Matemática e do Estudo do Meio, incluindo algumas questões que visavam promover o desenvolvimento de competências de resolução de problemas. As alunas de mestrado colaboraram com membros da equipa do projeto EduPARK para desenvolver os recursos necessários, para implementar a atividade e para recolher dados acerca da motivação, empenho e aprendizagem dos alunos, entre outros aspetos.
Durante a atividade, os alunos revelaram entusiasmo, curiosidade e motivação para a aprendizagem. Alguns alunos destacaram, inclusive, algumas semelhanças da aplicação EduPARK com a famosa aplicação de entretenimento para dispositivos móveis Pokémon GO, a qual também inclui tecnologia de realidade aumentada. Numa apreciação global preliminar, a professora da turma referiu que esta atividade criou oportunidades de aprendizagem relacionadas com o currículo para este nível de ensino, tendo sido capaz de motivar e envolver alunos que frequentemente revelam desmotivação para a aprendizagem na sala de aula.
A convite do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão e da Câmara Municipal de Mortágua, Lúcia Pombo dinamizou um workshop outdoor inovador, no contexto do EduPARK, que contou com 18 professores de Ciências de várias escolas, no dia 20 de maio, na Escola Secundária de Mortágua.
Os formandos experimentaram uma versão de demonstração da aplicação do EduPARK, em contexto de ar livre, trabalharam em duplas para produzir recursos educativos passíveis de serem integrados numa aplicação móvel para atividades outdoor e partilharam com os colegas o trabalho desenvolvido. Os professores demonstraram elevado grau de satisfação por terem frequentado este workshop, tendo considerado os recursos explorados muito interessantes.
Integrado no Programa da Feira do Livro em Aveiro, foi apresentado ao público o Livro do EduPARK com autoria de Lúcia Pombo, Margarida Morais Marques, Maria José Loureiro, Rosa Pinho, Lísia Lopes e Paula Maia e Mapa do Parque da autoria de Vânia Carlos. É uma edição da UA-Editora e financiada por FEDER/FCT.
O lançamento foi enquadrado no Programa da Feira do Livro e da Semana do Ambiente da CMA. Contou com a presença do presidente da CMA, autor de um dos prefácios, Ribau Esteves; da coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá e ainda dos diretores dos Departamentos envolvidos: Jorge Adelino Costa, do DEP, e Amadeu Soares, do DBio. A apresentação do livro ficou a cargo de duas das autoras, Lúcia Pombo, coordenadora do projeto EduPARK, e Rosa Pinho, curadora do Herbário da UA.
O evento teve grande afluência de público, desde investigadores do CIDTFF, colegas de departamento, alunos de Licenciatura e de Mestrado, professores, familiares e amigos. As autoras agradecem o interesse e entusiasmo demonstrados.
Nos dias 10 e 11 de junho, os visitantes do Parque Infante D. Pedro tiveram a oportunidade de participar na atividade “Explorando o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel do Projeto EduPARK”, no âmbito da Semana do Ambiente da Agora Aveiro, Camara Municipal de Aveiro (CMA) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, um evento divulgado no Diário de Aveiro.
A atividade consistiu num jogo tipo quiz interativo, com Realidade Aumentada, suportado pela aplicação móvel do Projeto EduPARK, dirigido especificamente para o visitante do Parque. Participantes de todas as idades, usaram a aplicação e globalmente revelaram-se interessados e surpreendidos com as suas funcionalidades, em particular com a realidade aumentada. Registaram-se algumas reações: "Ideia muito boa, a brincar conseguimos aprender mais sobre o Parque e Aveiro." "Que boa forma de explorar e aprender no nosso Parque, desfrutando de beleza e ar livre."
EduPARK marcou presença no Encontro de Professores sobre utilização Educativa das TIC, Tic@Portugal, em Nelas, no dia 7 de julho, com a apresentação da comunicação “Boas Práticas de Gamificação com Mobile Learning e Realidade Aumentada – Projeto Edupark”.
Este evento é uma iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores. O ccTICua dinamizou, este ano, o evento em Nelas, com o apoio do Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal de Nelas. Na véspera, dia 6 de julho, os inscritos tiveram a oportunidade de participar no launch event - evento formativo de lançamento dos geojogos do projeto “ENAbLE - Educational Advancement of ICT-based Spatial Literacy in Europe" http://enable-project.eu/.
No dia 10 de julho, o consultor do Projeto EduPARK, Professor Martin Llamas Nistal, da Universidade de Vigo, visitou o CIDTFF e os Departamentos envolvidos no projeto: DEP, DETI e DBio.
Começou pelo Departamento de Educação e Psicologia, onde passou pela Direção do DEP, pelo LCD – Laboratório de Conteúdos Digitais, pelo Lem@tic – Laboratório de Educação em Matemática e pelo secretariado do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Depois visitou o IEETA, onde teve oportunidade de experimentar alguns dispositivos de realidade virtual e fez uma visita guiada ao Herbário. Obrigada a todos os envolvidos nesta visita!
A equipa EduPARK em conjunto com o CCTic-UA organizou uma ação de curta duração (3h) para professores no dia 10 de julho, enquadrada no Programa da visita do consultor externo, Professor Martin Llamas Nistal.
A ação contou numa primeira parte com duas comunicações: i) "Una experiencia de flipped classroom en la Universidade de Vigo", por Martin Llamas Nistal e ii) “Um ano de experiência de desenvolvimento da app EduPARK”, por Lúcia Pombo
A segunda parte de ação decorreu em contexto outdoor, no Parque Infante D. Pedro, onde os 32 professores participantes tiveram a oportunidade de explorar, em grupo, a app do EduPARK específica para o 2º CEB, fazendo-se em simultâneo um piquenique animado. No final, atribuiu-se um livro EduPARK a cada elemento do grupo vencedor.Os professores que participaram manifestaram muito interesse em programar uma visita com os seus alunos para explorar o jogo EduPARK no próximo ano letivo e reconheceram enorme valor educativo nesta abordagem, onde o programa curricular é articulado de forma interdisciplinar, proporcionando uma aprendizagem em contexto.Obrigada pelo interesse e entusiasmo!
A equipa EduPARK preparou uma atividade para as crianças do 2º CEB da Academia de Verão do DEP. A Macaca do EduPARK esperou por jovens exploradores, no Parque Infante D. Pedro, para os guiar numa caça ao tesouro onde puderam aprender enquanto jogavam. Acompanhados por um monitor científico, os membros de cada grupo exploraram a aplicação do EduPARK, com recurso a um telemóvel do projeto. Os grupos iam recebendo as pistas da Macaca para serem desafiados a responder, com muita atenção e perspicácia, a quizzes interdisciplinares. No final de cada etapa uma cache virtual ia aparecendo, e os grupos iam colecionando objetos como bananas, bolotas, chupas e iam colecionando pontos. Houve prémios para os 3 primeiros grupos vencedores e prémios para todos os participantes. O consultor do projeto, Professor Martin Llamas Nistal teve oportunidade de observar a atividade.
Monitores Científicos – Lúcia Pombo, Luís Afonso, Margarida Marques, Mariana Souza, Vânia Carlos, Cecília Guerra, Sara Nogueira, Ana Gonçalves, Rita Valente, Filipe Moreira e Samanta Caleiro. Obrigada a todos pela participação!
No primeiro dos 3 ciclos previstos da Formação “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, a Coordenadora do EduPARK, Lúcia Pombo, colaborou como Formadora na 1ª sessão, onde participaram 20 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Eixo.
Nesta primeira sessão, depois da apresentação do projeto EduPARK, os professores formandos exploraram a aplicação móvel do EduPARK e criaram recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades outdoor.
Nesta formação pretende-se colocar o enfoque no apoio aos professores no que respeita à utilização de tecnologias móveis e do seu potencial no processo de ensino e aprendizagem (porquê?, para quê?, e como usar as tecnologias?). Pretende-se criar oportunidades de uso concreto e apoiado, de forma a contribuir de forma efetiva para a mudança de atitude dos professores face às inovações e reforçar a sua autoestima e confiança na utilização das TIC em contexto de ensino e aprendizagem.
A Câmara Municipal de Aveiro, enquanto parceira do Projeto EduPARK, colaborou na instalação das 32 placas identificativas no Parque Infante D. Pedro. Agora é possível identificar as espécies de árvores que habitam no Parque. As placas permitem também aceder a conteúdos em realidade aumentada sobre cada espécie, através da aplicação EduPARK: i) em modo livre (disponível também em inglês) e ii) através de jogos específicos para cada nível de ensino, em contexto escolar, e também para o público em geral.
Brevemente far-se-á a inauguração das placas e aplicação do EduPARK, com uma atividade para todos participarem.
Na lógica da promoção de metodologias que integram a investigação no processo de ensino e aprendizagem, o EduPARK abraçou CIN II, com uma componente mobile outdoor no contexto do tema “Biodiversidade e preservação” com 20% de peso na avaliação.
Depois de aula teórica de apresentação do Projeto EduPARK, as duas turmas de CIN II desenvolveram a atividade no Parque Infante D. Pedro, onde exploraram um guião educativo com um percurso específico, onde se integram questões articuladas com os conteúdos programáticos de CIN I e CIN II, através da app do projeto EduPARK. Os estudantes aprenderam in loco, tendo sido fomentada uma aprendizagem autêntica, com base nos princípios de geocaching e explorando os recursos em Realidade Aumentada em azulejos e placas de identificação que se encontram espalhadas pelo parque.
A avaliação inclui não só a produção de questões passíveis de serem usadas numa aplicação móvel para o Ensino e sua apresentação oral, em grupo, como também uma reflexão sobre esta metodologia de ensino no que respeita ao seu valor educativo, motivação e hábitos de conservação e sustentabilidade.
Os Projetos ENAbLE e EduPARK prepararam uma saída de campo pela cidade de Aveiro no âmbito da Unidade Curricular “Didática da História, Geografia e Ciências Naturais”, do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
A saída de campo com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica e mobile learning realizou-se no dia 5 de dezembro, tendo resultado de uma iniciativa conjunta de Ana V. Rodrigues (docente da referida Unidade Curricular), Vânia Carlos e Lúcia Pombo, investigadoras dos projetos ENAbLE e EduPARK. O percurso incluiu pontos de interesse no âmbito das ciências naturais, da história e da geografia da cidade de Aveiro, através dos jogos digitais OriGami e da App EduPARK. Esta experiência, de articulação entre investigação e formação inicial, visou proporcionar aos/às estudantes, futuros/as professores/as, a vivência de metodologias ativas de ensino e aprendizagem ao ar livre que poderão usar futuramente, com os seus/suas alunos/as.
Aplicação móvel EduPARK com realidade aumentada permite desvendar os segredos da flora do Parque da Cidade de Aveiro
Os aveirenses, os turistas que cada vez mais visitam a cidade, e os estudantes de todas as idades podem conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, graças a uma aplicação de realidade aumentada, desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto EduPARK.
Para assinalar a data da disponibilização da App, na quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h45, no Auditório Mestre Hélder Castanheira (sala anexa à livraria da UA), realizou-se uma sessão de apresentação do projeto, e às 16h00, no Parque Infante D. Pedro, procedeu-se à inauguração simbólica da App, colocando a descoberto o cartaz informativo sobre a utilização da aplicação que está instalada numa das entradas principais do Parque (junto às escadarias da gruta artificial com vista para a Avenida Artur Ravara). Em seguida, numa iniciativa aberta à participação do público, foi explorada a App EduPARK, que pode ser feita em modo livre, com recurso a conteúdos em Realidade Aumentada disponíveis nas 32 placas identificativas espalhadas pelo Parque, e em modo de jogo, com acesso a guiões para os vários níveis de ensino e para o público, com questões de cultura geral e sobre a região de Aveiro.
A sessão de inauguração da aplicação EduPARK contou com a presença do Pró-reitor Filipe Teles, em representação do Reitor da Universidade de Aveiro; do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves; da Coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Helena Araújo e Sá; do Coordenador do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), Armando J. Pinho; do Diretor do Departamento de Educação e Psicologia, Jorge Adelino Costa e da Coordenadora do Projeto, Lúcia Pombo e restante equipa EduPARK.
No dia 17 de janeiro, decorreu a 2ª edição da Formação de 30h para professores “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, organização conjunta do Centro de Formação de Aveiro e do CCTIC-UA, onde a Coordenadora do EduPARK, Lúcia Pombo, colaborou como Formadora na 2ª sessão, em que participaram 14 docentes do Ensino Básico de vários Agrupamento de Escolas da região de Aveiro.
Nesta sessão, depois da apresentação do projeto EduPARK, os professores formandos exploraram a aplicação móvel do EduPARK e criaram, em duplas, recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades outdoor, seguindo-se a apresentação desses recursos aos restantes colegas.
Os professores manifestaram entusiasmo na exploração da App EduPARK e mostraram interesse em acompanhar, num futuro próximo, os seus alunos na Atividade EduPARK, no Parque Infante D. Pedro.
Como feedback dos formandos acerca desta sessão, destacam-se por exemplo, os seguintes comentários:
“Estou a gostar e ansioso para conhecer mais aplicações”.
“A ação de formação deveria tem maior duração.”
“Poderíamos ter uma ação no terreno, caso fosse possível.”
“Boa comunicação por parte da formadora para com os formandos. Sugeria mais tempo para explorar as aplicações e como funcionam; Maior interação entre os formandos.”
O projeto EduPARK contou com 16 participantes da Escola Profissional de Campanhã na atividade “App EduPARK: jogo com realidade aumentada”, realizada ao ar livre, no Jardim da Ciência, simulando-se o jogo no parque.
Os participantes experimentaram a EduPARK app tendo explorado o guião dirigido a alunos do Ensino Secundário e Superior. Os alunos participantes revelaram entusiasmo e envolvimento no jogo. No final, deram feedback em relação à relevância e usabilidade da aplicação: “Gostei da atividade; é motivante para aprender mais sobre o meio ambiente”; “Gostei do jogo. Achei engraçado e divertido e fiquei a conhecer coisas novas”; “Achei muito interessante esta forma de utilizar o dispositivo móvel”. A equipa do EduPARK agradece a participação dos alunos e professor; assim como a colaboração, enquanto monitoras científicas, das alunas de PIC-LEB e de PPS que desenvolvem trabalhos no âmbito do projeto.
Colaboração entre o EduPARK e a Casa Municipal da Juventude (CMA), no âmbito do Clube da Páscoa 2018, permitiu a 35 crianças e jovens (dos 6 aos 14 anos), nesta 3ª feira, dia 27, explorar o Parque Infante D. Pedro com a EduPARK App para uma ocupação saudável dos tempos livres em período de férias escolares.
Os jovens exploradores utilizaram, em grupo, dispositivos móveis com a aplicação com Realidade Aumentada desenvolvida pelo projeto EduPARK, numa verdadeira caça ao tesouro no mais antigo Parque da cidade. Para isso usaram os jogos dirigidos a alunos do 1.º e do 2.º/3.º ciclo de Educação Básica, sempre acompanhados de monitores do Clube da Páscoa e do próprio projeto. No final, houve medalhas para os grupos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares.
Os jovens e crianças expressaram a sua opinião em relação à atividade: “Adoro aprender com a aplicação. Adoro andar atrás de tesouros”; “Eu gostei muito da parte em que adquirimos conhecimentos e estivemos à procura [das caches]”; “Foi muito interessante porque estivemos a andar pelo parque e a explorar.”; “Gostei dos conteúdos em Realidade Aumentada”; ”Relembrei coisas que tinha aprendido na escola, de matemática e as rochas.”; “Usar o telemóvel para aprender é muito melhor e mais fixe; não se gasta papel.”
A equipa do EduPARK agradece a participação dos jovens exploradores e monitores do Clube da Páscoa. Fundamental também foi a colaboração das alunas de Prática Pedagógica Supervisionada, que desenvolvem trabalhos no âmbito do projeto, e acompanharam grupos de participantes.
A convite da Câmara Municipal de Aveiro e da Coordenadora da Eco-Escola João Afonso de Aveiro, o projeto EduPARK dinamizou, durante esta semana, três sessões onde se explorou a app EduPARK no Parque Infante D. Pedro envolvendo 62 alunos de duas escolas locais. Esta iniciativa insere-se no âmbito da atividade “Rota pela Floresta” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
No dia 16 de abril, 25 alunos do 8.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento tiveram a oportunidade de olhar de forma diferente para as espécies que habitam o Parque e, ainda, de aprender de forma divertida com o jogo do EduPARK. No dia 19, foi a vez de duas turmas (37 alunos) do 5.º ano da Escola Básica João Afonso de Aveiro receberem pistas e dicas da Macaca do EduPARK para conseguirem dar resposta aos desafios, enquanto exploravam a biodiversidade existente no Parque. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo com esta atividade, que decorreu num formato de competição intergrupos, ganhando os grupos que conseguissem obter mais pontos no jogo, respondendo acertadamente às questões e desafios.
A “Rota pela Floresta” pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias (municípios e freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta. Visa ainda promover a mobilidade sustentável e por em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes. Na Rota cada escola realiza uma paragem para uma atividade de intervenção e/ou educação ambiental nos espaços verdes ou florestais.
Dias 16 e 17 de abril, 95 alunos do 5º ano da Escola Básica João Afonso de Aveiro iniciaram o conteúdo “Plantas” no Parque Infante D. Pedro com o jogo da app EduPARK, em quatro sessões dinamizadas pelo projeto EduPARK.
Foi com muito entusiasmo que os jovens alunos se envolveram no jogo suportado pela app EduPARK. Em grupo, leram as instruções de orientação disponibilizadas pela app, descobriram os vários locais de interesse do Parque onde poderiam realizar aprendizagens curriculares, exploraram conteúdos multimédia e em Realidade Aumentada relacionados com esses locais, discutiram ideias e possíveis soluções para os desafios lançados e ainda descobriram tesouros virtuais.
Conforme explicou a professora titular das quatro turmas, a prof.ª Dulce Maia, o seu interesse no jogo EduPARK deveu-se ao facto de estar prestes a iniciar o Conteúdo “Plantas” e pretender motivar os alunos para potenciar as suas aprendizagens. Referiu ainda “Julgo que o vosso projeto EduPARK é um recurso fantástico para este efeito.”
A 3ª edição da Formação “Tablets na educação”, organizada pelo Centro de Formação de Aveiro e CCTIC-UA, contou mais uma vez com Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, como formadora na sessão do dia 9 de maio, em que participaram 13 docentes do Ensino Básico e Secundário de vários Agrupamento de Escolas da região de Aveiro.
A sessão incluiu quatro momentos: a) apresentação do projeto, b) exploração da aplicação móvel EduPARK pelos professores formandos, c) criação de recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades outdoor, d) partilha síncrona desses recursos seguida da sua apresentação para o grande grupo.
Os professores manifestaram entusiasmo na exploração da App EduPARK e mostraram interesse em acompanhar, num futuro próximo, os seus alunos na Atividade EduPARK, no Parque Infante D. Pedro.
Os formandos referiram que “as atividades [desta sessão] são muito interessantes, mas necessitavam de mais tempo” e que se deveria “criar este tipo de aplicação para diferentes locais da cidade, como o Museu Santa Joana ou o Roteiro de Arte Nova”, “divulgar estes conteúdos junto dos docentes”, “ir ao Parque Infante D. Pedro” no âmbito de formação de professores, o que está previsto para o dia 9 de julho próximo.
É com prazer que a equipa do EduPARK convida professores a participar na Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) “EU AMO EduPARK - Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”. Trata-se de uma formação acreditada, inovadora e totalmente ao ar livre, que terá lugar no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, no dia 9 de julho, das 14h às 18h.
Veja o folheto de divulgação e inscreva-se em goo.gl/HynKqz, pois há limite máximo de participantes. As inscrições estão abertas até ao dia 4 de julho, são gratuitas e obrigatórias, para emissão do certificado autenticado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha (CFA-ECAAV).
Veja ainda algumas fotografias da edição do ano passado.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte: de-edupark@ua.pt
Durante o mês de maio, 162 alunos do 2º ao 4º ano do Centro Escolar de Santiago foram ao Parque Infante D. Pedro explorar a app EduPARK para uma aprendizagem móvel e com realidade aumentada, em sete sessões dinamizadas pelo projeto EduPARK.
A Professora Elisabete Ribeiro, que frequentou a segunda edição da formação “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, constituiu o elo de ligação entre o Centro Escolar e o Projeto, com o intuito de proporcionar aos alunos dessa instituição um dia de aprendizagem diferente.
Os alunos revelaram entusiasmo com a utilização de dispositivos móveis para fazer aprendizagens curriculares, num ambiente pouco usual – o Parque da sua cidade. Em grupo, empenharam-se no jogo EduPARK, seguindo as instruções de orientação disponibilizadas pela app, descobrindo os locais de interesse, explorando conteúdos multimédia e em Realidade Aumentada relacionados com esses locais, discutindo possíveis soluções para os desafios lançados e ainda descobrindo tesouros virtuais.
Também os professores titulares das turmas manifestaram satisfação com a app. Por exemplo, o Professor José Agostinho, professor titular de uma turma do 2º ano, referiu “Os alunos adoraram e eu acho que é uma forma de aprender muito interessante, porque alia a novidade, à responsabilidade, à motivação e aos meios que eles hoje dominam facilmente. Os alunos interagem e estão predispostos para aprender algo de novo.”
As atividades do projeto EduPARK continuam com muita procura, mesmo em contexto de educação não formal. Apenas na última semana, cerca de 55 crianças e jovens de férias exploraram o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK.
Numa época em que se debate o uso de telemóveis nas escolas, continua a aumentar a procura das atividades dinamizadas pelo projeto EduPARK, que promovem a aprendizagem móvel com realidade aumentada, em ambientes outdoor. Apenas na última semana, cerca de 55 crianças e jovens de três instituições que promovem aprendizagem não formal – os centros de estudos Cartola do Sábio (Aradas) e Soma e Segue (Esgueira) e também o Conservatório de Música de Barcelos – já usaram a aplicação EduPARK que integra diversos guiões ou jogos educativos, para aprender biologia, matemática, entre outras disciplinas, de uma forma diferente no Parque Infante D. Pedro, também conhecido como Parque da Macaca.
Em grupo, os jovens exploradores percorreram o Parque seguindo as orientações da Macaca da aplicação EduPARK para experimentar a realidade aumentada disponível em diversos pontos de interesse do Parque e descobrir, ou mesmo relembrar, o estado físico da água do lago, as cores primárias de equipamento do jardim infantil e as estruturas reprodutoras de espécies botânicas do Parque, entre outros. O jogo da aplicação EduPARK despertou interesse e entusiasmo por parte dos jovens, que em período de férias se divertiram a aprender, num contexto de aprendizagem não formal.
Os adultos acompanhantes das crianças e jovens também manifestaram grande satisfação com a atividade. Por exemplo, uma professora referiu que a atividade está bem conseguida na medida em que “explora os recursos naturais, culturais e arquitetónicos de forma atrativa”, considerando que se poderia alargar este tipo de exploração a outros pontos de interesse da cidade de Aveiro.
Esta quinta-feira (5 de julho), crianças do programa “Férias de Verão com Ciência” da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro exploraram o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK.
Colaboração entre a Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro e o projeto EduPARK permitiu a crianças, que se inscreveram no programa “Férias de Verão com Ciência - Os Guardiões do Planeta Terra” (http://www.ua.pt/fabrica/ferias_verao_programa), aprender com realidade aumentada no Parque Infante D. Pedro.
Acompanhados da Macaca do EduPARK, a simpática mascote do projeto, os Guardiões do Planeta divertiram-se com um jogo da aplicação móvel do projeto, que os levou a percorrer um trilho no parque e a aprender coisas novas sobre várias espécies botânicas do parque, sobre ilustres históricos Aveirenses ou mesmo sobre matemática na Casa de Chá.
EU AMO EduPARK, uma formação acreditada, inovadora e totalmente ao ar livre, decorreu no dia 9 de julho no Parque Infante D. Pedro e constituiu um sucesso, de acordo com o feedback dos professores participantes.
Vinte e seis professores frequentaram a ação de Formação de Curta Duração “EU AMO EduPARK - Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”, que incluiu a: a) apresentação do projeto EduPARK e da sua aplicação móvel, b) exploração dos quatro guiões didáticos da aplicação pelos professores formandos no próprio parque, c) criação de recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades de aprendizagens móveis outdoor, e d) discussão do trabalho desenvolvido durante um piquenique partilhado.
Os professores formandos deram feedback muito positivo em relação à formação e à aplicação do EduPARK. Os seus comentários incluíram: “Esta formação vai de encontro às necessidades educativas atuais, aliando fatores importantíssimos na educação – tecnologia, observação da realidade e cruzamento entre ambas. Foi, por isso, uma excelente mais-valia na minha valorização profissional”; “Com esta aplicação é possível colocar os alunos a aprender conceitos utilizando as tecnologias que eles tanto gostam/utilizam”; e “Toda a formação, como esta, que nos mostra diferentes formas de abordagem do conhecimento é sempre bem-vinda.”. Alguns já tinham inclusive frequentado ações de formação do EduPARK anteriormente, tendo uma professora referido “Valeu a pena ter podido experimentar, em contexto real, o que aprendi na formação há uns meses.”
Sob o mote “Diversidade em Risco! Brigada em ação!”, a Macaca do EduPARK guiou 20 crianças do 5º e 6º anos na exploração da diversidade do Parque Infante D. Pedro, no dia 10 de julho, no âmbito da Academia de Verão – oferta do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Foi com muita alegria e boa disposição que as crianças, em pequeno grupo, usaram smartphones com a aplicação móvel do EduPARK para jogar um quiz interdisciplinar, interativo, com acesso a conteúdos em Realidade Aumentada e que envolve a busca de tesouros virtuais.
No final da atividade, os jovens exploradores preencheram questionário sobre a atividade, onde se verificou que 80% “adoraram” a atividade e 20 % “gostaram muito” e explicaram a sua opinião: “Eu gostei da ideia que tiveram e acho que é muito importante para aprender.”; “O EduPARK é um local para toda a família, é um local de muita diversão.”; “O EduPARK é muito divertido e bom para aprender mais.”
Esta quarta-feira, dia 18 de julho, vários grupos de investigadores do CIDTFF divertiram-se com a aplicação EduPARK no Parque Infante D. Pedro, no âmbito de uma atividade de convívio organizada pela coordenação do CIDTFF, pelo Núcleo de Investigadores Bolseiros e pela equipa do projeto EduPARK.
Foi nesta quarta-feira que 23 investigadores do CIDTFF e alguns familiares tiveram a oportunidade de explorar o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK, que integra jogos educativos. Os membros percorreram trajetos pelo Parque, descobrindo diversos locais com conteúdos em Realidade Aumentada e respondendo às questões e desafios propostos pela Macaca do EduPARK.
Os investigadores revelaram-se interessados, divertidos e, mesmo, surpreendidos com as funcionalidades da app EduPARK, em particular, com a Realidade Aumentada. De entre alguns comentários refere-se, por exemplo que: “Penso que o EduPARK está em conformidade com o se pretende em educação na atualidade: reúne informações científicas em plataforma multimodal, com linguagem acessível e (em alto nível) personalizada.”, para além de terem feito algumas críticas construtivas.
No final, reuniram-se todos para descobrir que grupos acumularam mais pontos no jogo e ganharam prémios do projeto, assim como, para um lanche-convívio com iguarias partilhadas pelos participantes. Esta atividade foi organizada pela coordenação do CIDTFF, pelo Núcleo de Investigadores Bolseiros e pela equipa do projeto EduPARK para fomentar a união entre investigadores do centro de investigação, independentemente da sua experiência ou área de investigação.
No dia 19 de julho, mais de 80 crianças do Campo de Férias de Lordemão (Coimbra), acompanhados por 10 professores, deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro para explorar a app EduPARK e aprender de forma divertida durante as férias de Verão.
Foi com a ajuda da Macaca que alunos e professores descobriram diferentes pontos de interesse do Parque, com conteúdos em Realidade Aumentada, para aprender biologia, matemática, inglês, e outras disciplinas, de forma contextualizada e autêntica.
No final das suas atividades, os jovens exploradores explicaram porque gostaram do jogo em ambiente outdoor que tinham acabado de completar: “Gostei de ter de procurar e chegar a uma conclusão pensando em grupo”; “O que mais gostei foi de aprender coisas novas; o que menos gostei foi de andar. Mas no fundo gostei da experiência”; “Com esta atividade podemos aprender mais sobre o ambiente e esta zona de Aveiro”. Alguns acrescentaram ainda “… e quero voltar a usar a aplicação.”
Os professores acompanhantes das crianças e jovens também explicaram a sua opinião: “A atividade é muito interessante e motivadora”; “Uma atividade bem organizada, que permite aos alunos a interação e o contacto com a natureza e com a matéria lecionada em sala de aula.”
Esta terça-feira, e por solicitação da Câmara Municipal de Aveiro, 14 crianças do Campo de Férias do Estabelecimento de Ensino Santa Joana usaram a app EduPARK para aprender de forma divertida em ambiente não formal.
No dia 24 de julho, foi a vez de 14 crianças do Campo de Férias do Estabelecimento de Ensino Santa Joana aprenderem de forma divertida com a app EduPARK no Parque. Esta atividade foi organizada por intermédio da Dr.ª Paula Lopes, da Divisão de Ambiente, Energia e Obras da Câmara Municipal de Aveiro.
Entre as reações dos participantes destacam-se: “Eu gostei porque aprendi algumas coisas que ainda não sabia e também me diverti” (criança com 11 anos) e “Atividade muito interessante que promove a aquisição de múltiplas competências, desde científicas a sociais” (professor acompanhante).
O EduPARK fez parte do programa de atividades da sessão pública de apresentação do Parque da Cidade, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, que decorreu no dia 29 de julho. Os participantes encontraram-se junto à Fábrica da Ciência e deslocaram-se até ao Parque Infante D. Pedro, onde foi inaugurada a “Mãe de Água / Depósito” e se realizou o mini-jogo EduPARK, com apoio da app móvel com Realidade Aumentada.
Esta quinta-feira, 10 crianças aprenderam jogando com a app EduPARK no Parque Infante D. Pedro, no âmbito do programa “Férias de Verão com Ciência” da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro.
Nova colaboração entre a Fábrica e o projeto EduPARK permitiu a crianças, que se inscreveram no programa “Férias de Verão com Ciência - Os Guardiões do Planeta Terra”, aprender com realidade aumentada no Parque Infante D. Pedro.
No passado dia 28 de setembro, sexta-feira, decorreu na Fábrica - Centro De Ciência Viva Aveiro a Noite Europeia dos Investigadores, que contou com a participação do projeto EduPARK.
Miúdos e graúdos aproveitaram a oportunidade para conhecer e experimentar a app EduPARK, como se estivessem no Parque Infante D. Pedro, quer em modo livre, ou seja, de exploração livre da realidade aumentada despoletada em placas identificativas de árvores e em azulejos, quer em modo jogo, através de um mini-jogo com quatro questões tipo quiz. As reações foram muito positivas, tendo diversos participantes manifestado interesse em usar a aplicação no próprio Parque.
Para mais informações sobre o evento, consultar: http://www.ua.pt/fabrica/nei
A 7 de novembro, cerca de 40 alunos do ensino profissional do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva – Cucujães – deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro para fazer a atividade do EduPARK e aprender Inglês de forma divertida e saudável, em contexto de aula.
Os alunos do 11º e 12º anos e suas professoras acompanhantes exploraram o parque com o apoio do guião da app EduPARK dirigido ao turista, em Inglês. Neste guião a Macaca fornece orientações e apresenta conteúdos em língua inglesa, oferecendo oportunidades de aprendizagem autêntica e contextualizada em diferentes locais de interesse do parque.
Os alunos deram feedback relativamente à sua experiência de aprendizagem móvel no parque: “Gostei imenso da atividade. Apesar de ter dificuldade a Inglês, superei as minhas dificuldades”; “Nunca esqueceremos este sítio e esta atividade”; “Foi divertido e este é um bom método de aprendizagem”.
As professoras acompanhantes consideraram a atividade: “muito interessante. Para além de promover a aprendizagem, fomenta o exercício físico”.
O Projeto EduPARK recebeu o prestigiado prémio do European Consortium of Innovative Universities (ECIU) Team Award for Innovation in Teaching and Learning (https://www.eciu.org/the-eciu-team-award). Este prémio tem como objetivo promover, celebrar e divulgar projetos inovadores no ensino e aprendizagem desenvolvidos por grupos e/ou equipas interdisciplinares. Esta é uma iniciativa dos membros do ECIU, que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica.
Cada instituição do Consórcio pode apresentar apenas uma candidatura ao Team Award. Este prémio anual, no valor de € 2.500, é atribuído ao projeto institucional que mais corresponde aos critérios de inovação estabelecidos e que desafia as formas atuais de pensar sobre como se aprende.
Em maio deste ano, a candidatura do Projeto EduPARK foi selecionada pela Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) para representar a Universidade no Team Award, tendo sido “o projeto representativo da excelência pedagógica da academia”, dentro de “trabalhos excelentes apresentados no âmbito deste concurso”. A notícia pode ser revisitada aqui: http://blogs.ua.pt/cidtff/index.php/2018/05/04/ua-seleciona-o-edupark-para-o-european-consortium-of-innovative-universities-team-award-for-innovation-in-teaching-and-learning/
A nível europeu, após análise de todas as candidaturas, o júri do Team Award selecionou a candidatura do EduPARK como vencedora, tendo justificado a sua decisão nos seguintes argumentos:
a) A equipa é constituída por vários peritos de diferentes disciplinas que trabalham em conjunto neste projeto, sendo multidisciplinar;
b) A integração de Realidade Aumentada numa tecnologia do dia-a-dia, como o smartphone, é uma ideia muito inovadora;
c) O projeto é um bom exemplo de como um objeto do quotidiano também pode ser usado como ferramenta educativa;
d) O projeto constitui um excelente exemplo do que a ECIU pretende alcançar: desafiar o pensamento convencional acerca da educação.
Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do Projeto, foram no dia 14 de novembro a Universidade Tecnológica de Hamburgo, Alemanha, receber o prémio pelas mãos de Mark Brown, Presidente do Conselho de Administração do ECIU, e de Màrius Martínez, Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Barcelona. Em nome da equipa EduPARK, a coordenadora Lúcia Pombo começou por agradecer à instituição que hospeda o projeto galardoado, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da UA, e explicou a essência do EduPARK com recurso a uma flor, em que cada pétala correspondia a um elemento essencial do projeto, jogando o jogo do “bem-me-quer, mal-me-quer”. No final, o projeto foi amplamente elogiado e a equipa foi parabenizada pela comunidade científica internacional. Na cerimónia marcaram presença os membros da ECIU-UA, o Vice Reitor Artur Silva e o Assessor Sénior das Redes Universitárias da União Europeia, Niall Power.
A notícia relacionada com este evento, “EduPARK brilha na Cidade e na Europa”, foi publicada no Diário de Aveiro no dia 19 de novembro, na secção Laboração Contínua, p. 24, onde se explica o projeto e a relevância do referido prémio. Pode ser lida aqui: http://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_5312.pdf
O EduPARK, no âmbito das Ciências Integradas da Natureza II (CIN II), promove a atividade de aprendizagem móvel em contexto outdoor “Biodiversidade e preservação”, com 20% de peso na avaliação. Os alunos/futuros profissionais em Educação experienciam uma aprendizagem contextualizada no parque da cidade, com recurso à Realidade Aumentada, integrando disciplinas como Física, Química, Geologia e Biologia, em sintonia com o plano curricular das CIN I e CIN II da Licenciatura em Educação Básica.
Após uma aula de contextualização teórica em mobile learning e de apresentação do Projeto EduPARK, as duas turmas de CIN II desenvolveram a atividade do projeto no Parque Infante D. Pedro, nos dias 19 e 22 de novembro. Neste âmbito, os estudantes exploraram o guião educativo dirigido ao seu nível académico, onde se integram questões articuladas com os conteúdos programáticos de CIN I e CIN II, através da app EduPARK. Desta forma, foi fomentada uma aprendizagem autêntica, com base nos princípios de geocaching e explorando os recursos em Realidade Aumentada em azulejos e placas de identificação que se encontram espalhadas pelo parque.
Esta atividade de aprendizagem encontra-se integrada na sequência programática de CIN II, sendo que se segue a produção de uma reflexão individual sobre esta metodologia de ensino no que respeita ao seu valor educativo, motivação e hábitos de conservação e sustentabilidade e ainda uma aula de apresentação de trabalhos de grupo de questões passíveis de serem usadas numa aplicação móvel para o Ensino. Ambos os produtos contribuem para a avaliação do trabalho desenvolvido pelos estudantes no âmbito desta unidade curricular.
Neste sábado, as investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Margarida M. Marques dinamizaram, a convite, o Workshop “Potenciar aprendizagens outdoor com Realidade Aumentada - a app EduPARK”, no âmbito do encont[RA]r - Encontro Internacional de Tecnologia de Realidade Aumentada na Educação, realizado em Santo Tirso e com organização conjunta do Laboratório de Educação a Distância e E-learning (LE@D) da Universidade Aberta e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC).
Nesta formação acreditada, que decorreu a 19 de janeiro na Escola Secundária Tomaz Pelayo, professores de ciências do ensino não superior tiveram a oportunidade de explorar a app EduPARK como se estivessem no parque de Aveiro, experimentando o jogo e usufruindo da realidade aumentada, a maioria, pela primeira vez. Numa segunda fase do workshop, os professores produziram colaborativamente recursos educativos numa ótica de mobile learning baseado no jogo e com Realidade Aumentada. Por fim, partilharam e discutiram os seus recursos, identificando pontos fortes e pontos suscetíveis de melhoria nos trabalhos de cada grupo.
Entre 4 e 14 de fevereiro, cerca de 140 alunos e seus professores da E. B. 2/3 de S. Bernardo deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro para aprender com a app EduPARK.
Em 2019, a temporada de atividades do EduPARK no parque começou mais cedo e em grande. Neste início de fevereiro, foram necessárias 6 sessões de atividades EduPARK para apoiar os cerca de 140 alunos e seus professores na exploração do Parque Infante D. Pedro. Os jovens exploradores jogaram o jogo da app EduPARK para fazer aprendizagens interdisciplinares enquanto descobriam diversos pontos de interesse do parque com realidade aumentada. No final, os participantes expressaram o seu entusiasmo e satisfação com esta forma de aprender, utilizando os telemóveis no parque da sua cidade.
Entre 25 e 28 de fevereiro, cerca de 160 alunos do 2º e 5º anos do Agrupamento de Escolas de Mangualde deslocaram-se ao Parque de Aveiro para aprender com a app EduPARK, no âmbito do projeto Academi@STEM de Mangualde.
Numa atividade em articulação com a Câmara Municipal de Mangualde, o EduPARK organizou 7 sessões para apoiar alunos e professores na exploração do Parque da Cidade de Aveiro com a app do projeto. Munidos de tablets disponibilizados pelo projeto Academi@STEM de Mangualde, as crianças analisaram a realidade aumentada em diversos pontos de interesse do parque para responder aos desafios da Macaca do EduPARK e aprender de uma forma autêntica e divertida.
Alunos e professores reagiram de forma muito positiva à atividade. Os mais novos referiram: “Gostei de utilizar o tablet ao ar livre, aprendendo”; “Gostei mais das perguntas e respostas. Gostei de tudo!” e “O EduPARK é muito divertido”. Os professores destacaram tratar-se de uma atividade com uma grande diversidade de tarefas, atrativa e motivadora para os alunos e potenciadora de aprendizagens interdisciplinares em ambiente não formal.
No âmbito da Componente de Apoio à Família Esgueira/Barrocas, 35 crianças exploraram o Parque da Cidade com a app EduPARK, no dia 16 de abril, em plenas férias da Páscoa.
Com o apoio da equipa EduPARK e estudantes PIC-LEB do projeto, as crianças e suas monitoras acompanhantes usaram a app EduPARK para aprender de forma autêntica e divertida no parque.
No dia 24 de abril, uma turma do 10º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, fez a atividade do EduPARK, articulando as disciplinas de Biologia-Geologia, Físico-Química e Inglês.
As professoras acompanhantes e os próprios alunos mostraram muito interesse e entusiasmo com a app EduPARK, tendo explorado com detalhe os recursos de Realidade Aumentada e aprendido de forma autêntica e contextualizada. Uma das professoras referiu que “esta atividade é muito interativa, apelativa e estimula/incentiva a descoberta, pelo que felicito toda a equipa que a concebeu”.
EduPARK marca presença no XPERIMENTA UA
Nos dias 29 e 30 de abril, alunos, professores e outros visitantes da Universidade de Aveiro tiveram a oportunidade de explorar a aplicação EduPARK, durante o XPERIMENTA.
Em modo livre ou em modo jogo, centenas de visitantes desta mostra tecnológica ficaram a conhecer a aplicação e diversos recursos em realidade aumentada que foram desenvolvidos para serem explorados no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.
No dia 8 de maio decorreu da formação acreditada, totalmente ao ar livre no Parque Infante D. Pedro, e constituiu um momento de formação que “apetece repetir”, de acordo com o feedback dos professores participantes.
A possibilidade de chuva não demoveu este grupo de 19 professores, do ensino básico e secundário, de participar na Ação de Formação de Curta Duração “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”, 2ª edição. A ação foi estruturada da seguinte forma: a) apresentação do projeto EduPARK e da sua aplicação móvel (app), b) exploração de um dos quatro guiões didáticos da aplicação pelos professores formandos no próprio parque, c) criação de recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades de aprendizagens móveis outdoor, d) discussão do trabalho desenvolvido durante um piquenique partilhado, e) entrega de pequenos prémios de acordo com os resultados do jogo.
Os professores revelaram muito entusiasmo com a app EduPARK e seus recursos, particularmente com os modelos 3D em realidade aumentada, uma nova característica da app que apoia a aprendizagem dos seus utilizadores. Entre os comentários feitos pelos professores participantes à app EduPARK e formação, podem-se destacar os seguintes: “A atividade está muito interessante e bem concebida. Por este facto, considero que até os alunos menos empenhados aderirão bastante, podendo ser um motivo para se aplicarem mais no trabalho escolar.”; “Atividade muito interessante, motivadora, lúdica, formativa, … A aplicação foi bem concebida.”; “Penso que a metodologia foi muito boa, bem como o apoio das formadoras. (…) A formação foi excelente. Parabéns! Há muito tempo que não me divertia tanto numa formação, ao mesmo tempo que aprendi. (…)”
As Macacas do EduPARK também marcaram presença na formação, contribuindo para o bom-humor e motivação dos participantes.
No dia 13 de maio, 21 alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico exploraram a app EduPARK no Parque da Cidade.
Os alunos da Unidade Curricular Didática das Ciências Naturais e Sociais nos Primeiros Anos experienciaram a atividade EduPARK através do guião educativo dirigido ao seu nível académico. Este é constituído por questões interdisciplinares relevantes para as ciências naturais, como a biologia, a física e a química.
Desta forma, tiveram a oportunidade de realizar aprendizagens autênticas e contextualizadas no parque, através das tecnologias móvel e de realidade aumentada, despoletada através de marcadores presentes em placas identificativas de plantas e em azulejos do parque.
No âmbito do seu trabalho de Mestrado em Biologia Aplicada, a aluna Luísa Gomes criou um novo guião educativo, com o apoio da equipa EduPARK, que se encontra integrado na app do projeto. Este guião foi explorado no parque por 25 alunos do 8º ano da Escola Básica João Afonso de Aveiro, no dia 13 de junho.
Os grupos de alunos percorreram um trajeto que os orienta para a realização de aprendizagens contextualizadas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. A professora titular da disciplina considerou que o guião está adequado a alunos do 8º ano de escolaridade, promovendo de forma eficaz diversas aprendizagens curriculares na área das Ciências Naturais. Os alunos revelaram motivação e entusiasmo com o jogo outdoor, tendo explorado os diversos recursos educativos associados ao guião.
Luísa Gomes procedeu a recolha de dados para fins de investigação, no âmbito da sua dissertação de mestrado.
No âmbito da oferta do DEP da Academia de Verão, com o tema “Expedição à Lua! 3,2,1... descolar!”, a Macaca do EduPARK guiou 21 jovens astronautas na exploração do Parque Infante D. Pedro, no dia 11 de julho.
Com recurso à app EduPARK, que integra conteúdos em Realidade Aumentada, as crianças aprenderam enquanto jogaram, em grupo, e se divertiram num percurso agradável pelo Parque. Os grupos que responderam acertadamente a mais questões, encontraram todos os tesouros escondidos e colecionaram mais bananas receberam prémios EduPARK, mas todos tiveram direito a um pequeno prémio de participação.
O EduPARK assinalou o fim do seu financiamento com o lançamento do livro “Lessons Learned – EduPARK”, acolhendo investigadores e professores num seminário que contou também com a presença e parabenização ao EduPARK do Vice-Reitor Professor Artur Silva e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Engenheiro Ribau Esteves (ver vídeo na secção "Media").
Este foi um evento dirigido a investigadores e professores, de forma a aproximar a investigação às práticas letivas em diversos níveis de ensino.
A sessão estava organizada em duas partes: i) balanço dos resultados do projeto com o lançamento do Livro Lessons Learned e ii) workshop acreditado, para professores.
A sessão de abertura contou com a presença do Senhor Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves; do consultor externo do projeto, Martin Llamas Nistal; do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo; da representante da Coordenação do CIDTFF, Ana Raquel Simões; da professora e colaboradora do CCTIC-UA, Susana Senos e da Coordenadora do EduPARK, Lúcia Pombo.
O Livro “Lessons Learned – EduPARK” foi apresentado pela Coordenadora do projeto, sendo oferecido aos participantes inscritos no evento. Trata-se de um compêndio documentado do projeto que pode ser lido pela comunidade em geral, tendo a equipa optado por valorizar a imagem e usar linguagem acessível. O livro está também em formato online, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) e na secção "Parque" deste website, divulgando-se o projeto e seus produtos e resultados a toda a comunidade.
Por fim, os professores participaram num workshop acreditado que contemplou a experimentação da app, criação colaborativa de recursos educativos para mobile learning e reflexão em grupo sobre o potencial do outdoor mobile learning para a promoção das aprendizagens autênticas e contextualizadas.