Cátia Simões, sob orientação das investigadoras do CIDTFF Teresa Neto e Margarida M. Marques, defendeu no dia 6 de dezembro, o seu trabalho de mestrado “Visita de Estudo Virtual ao Parque da Cidade: Uma experiência pedagógica com alunos do 5º ano no âmbito do Projeto EduPARK", tratando-se do primeiro Relatório de Estágio que envolve uma visita virtual ao parque Infante D. Pedro.
O artigo “EduPARK: novo guião educativo para uma geração mais verde” sintetiza a investigac?a?o que envolve o desenvolvimento do guia?o educativo “O verdinho” que foi desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento da primeira autora.. O guia?o, integrado na app EduPARK, visa promover nos alunos atitudes positivas face a? conservac?a?o da natureza, com recurso a um jogo interativo com realidade aumentada para explorac?a?o no parque da cidade.
O sucesso da 1ª edição levou à implementação desta 2ª edição da Oficina de Formação (OF) acreditada de 50h “Inovação de práticas de Educação em Ciências através de mobile, game based e outdoor learning”, com as formadoras Lúcia Pombo e Margarida M. Marques, onde se propõe a conceção, construção e operacionalização de recursos de Educação em Ciências, passíveis de serem integrados em apps como a do EduPARK. Algumas sessões decorrem no parque da cidade. Estão inscritos 14 professores de Ciências de vários níveis de ensino.
No dia 25 de junho, 24 alunos do 3º CEB, 91 alunos do Secundário e 12 professores da Escola Profissional Vértice de Paços de Ferreira deslocaram-se ao Parque de Aveiro para aprender com a app EduPARK.
Margarida M. Marques (CIDTFF), & Lúcia Pombo (CIDTFF) | Proceedings of INTED2021 Conference 8th-9th March 2021, pp. 8938-8947
Lúcia Pombo participou na 17th International Conference on Mobile Learning and Educational Technologies (ML 2021) que decorreu online, de 3 a 5 de março, tendo apresentado a comunicação “Alternative learning approaches in a pandemic context: from the collaborative outdoor EduPARK game to a virtual visit” em co-autoria com Margarida M. Marques.
Foi também chair, a convite, de duas sessões: i) Innovative mLearning approaches - Tools, technologies and platforms for mLearning; ii) Learning analytics and mobile learning.
O artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.
No âmbito das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia organizada pela Ciência Viva, a decorrer de 23 a 29 de novembro, investigadores do CIDTFF submeteram propostas de atividades digitais, que damos a conhecer.
O jogo virtual do EduPARK
Data de início: 23 novembro, 2020
Organização: Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF, por intermédio das investigadoras Rita Rodrigues, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques & Teresa Neto
Descrição:
Com a semana da Ciência e da tecnologia, vais ter a oportunidade de experimentar online a app EduPARK, que é um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada e jogo para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.
No próximo dia 27 de novembro realiza-se mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2020), cujo programa online conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:
Vamos jogar com o EduPARK (actividade online) | Equipa EduPARK
A app EduPARK é um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada e jogo para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. A atividade consiste num pequeno jogo demo com realidade aumentada disponível na app EduPARK. Este jogo em formato tipo quiz é composto por 4 questões de escolha múltipla e um tesouro para encontrar que dá pontos extra. No final do jogo, os jogadores preenchem um formulário e ficam habilitados a ser um dos três vencedores a ganhar a Macaca do EduPARK. Isto tudo sem sair de casa.
A Investigadora do CIDTFF, Lúcia Pombo, participa como oradora convidada, com a Comunicação “EduPARK – Aprender com Realidade Aumentada no Parque da Cidade”, no dia 31 de outubro, nas Jornadas “Por uma Cidadania Sustentável”, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, Projeto UNESCO e Clube Ciência Viva.
Os interessados podem acompanhar as Jornadas em formato online de 24 e 31 de outubro.
Ana Rita Neto Ribeiro, sob orientação das investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Teresa Neto, defendeu no dia 21 de julho, o seu projeto de mestrado “Projeto EduPARK: A beleza dos bancos de jardim para alunos do 1.º CEB”. As provas públicas de defesa decorreram online e contaram com a Presidência de Rui Vieira e a Arguição de Fátima Paixão. A professora cooperante, Lurdes Pereira, professora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré também assistiu às provas.
Obteve a classificação de 18 valores. Parabéns, Rita.
É já o nono trabalho de Mestrado defendido no âmbito do projeto EduPARK.
Margarida M. Marques & Lúcia Pombo, | in IxD&A/Interaction Design and Architecture(s), special issue “Smart Learning Ecosystems – Design as cornerstone of smart educational processes and places”, pp. 68-85
Foi com 18 valores que a Bióloga Luísa Gomes terminou o seu trabalho de Mestrado em Biologia Aplicada intitulado “Aprendizagem das Ciências Naturais com Recurso à Aplicação Móvel EduPARK num Jogo Interativo Outdoor”, sob orientação de Lúcia Pombo e Margarida M. Marques, a 16 de dezembro.
As provas públicas de defesa contaram com a Arguição da Investigadora do CIDTFF Alexandra Sá Pinto e Presidência de Adelaide Almeida.
Mais uma iniciativa de transferência de conhecimento do EduPARK para a sociedade concretiza-se através da venda das mascotes do projeto na Loja do Espaço Turismo e Museus, dando execução ao protocolo estabelecido entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro, desde o dia 17 de dezembro.
A convite da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, crianças do 4.º ano da Escola Básica de Esgueira contactaram com duas investigadoras do CIDTFF, Lúcia Pombo e Margarida M. Marques, no âmbito do “Encontro com o cientista” da Escola Ciência Viva – Aveiro, que decorreu a 6 de dezembro no Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA).
No dia 20 de novembro, no Auditório Mestre Hélder Castanheira, o EduPARK assinalou o fim do seu financiamento com o lançamento do livro “Lessons Learned – EduPARK”, acolhendo investigadores e professores num seminário que contou também com a presença e parabenização ao EduPARK do Vice-Reitor Professor Artur Silva e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Engenheiro Ribau Esteves (ver vídeo).
O evento “Lessons Learned – EduPARK” assinala o final do período de financiamento do projeto EduPARK, no próximo dia 20 de novembro, às 14h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira. A sessão está organizada em duas partes: balanço dos resultados do projeto que inclui o lançamento do Livro Lessons Learned e workshop acreditado, para professores. É um evento dirigido a investigadores e professores, de forma a aproximar a investigação às práticas letivas em diversos níveis de ensino.
“A jogar também se aprende” foi a rubrica publicada na Visão (nº1390, 24/10-30/10), onde a app EduPARK é referida como uma das melhores 16 aplicações para aprender enquanto se joga.
O Colóqio CIDInE, sob o tema “Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras”, decorreu entre os dias 24 e 25 de outubro, no Porto, e contou com contributos por várias investigadoras do CIDTFF. (...)
Nas sessões de comunicações livres encontram-se os seguintes contributos, que podem ser lidos em maior pormenor no livro de resumos:
“Walking in the park with augmented reality towards education enhancement”, apresentada por Samantha Oliveira (CIDTFF), em coautoria com Lúcia Pombo (CIDTFF) e Margarida M. Marques (CIDTFF).
Apresenta a app EduPARK como um exemplo de recurso educativo inovador que integra realidade aumentada. Particular atenção é dada aos objetos virtuais usados para criar a experiência de realidade aumentada, nomeadamente os modelos 3D usados para apoiar a aprendizagem de conceitos e fenómenos difíceis de compreender quando se usa apenas o livro de texto tradicional.
Na Feira de Ciência e Tecnologia – Science@UA, integrada na Noite Europeia dos Investigadores 2019, que contou com mais de 1000 visitantes, estiveram 21 projetos desenvolvidos na Universidade de Aveiro, entre os quais destacamos os 9 projetos apresentados por investigadores do CIDTFF: (...)
“Vive a Realidade Aumentada com o EduPARK“ | Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida Marques (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & Rita Rodrigues (CIDTFF)
Demonstração e experimentação prática da app EduPARK (edupark.web.ua.pt), um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada, jogo e ambiente outdoor para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas. O público experimenta, em modo livre ou em modo jogo, a aplicação e recursos em realidade aumentada que foram desenvolvidos para serem explorados no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.
Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida Morais Marques (CIDTFF) & Vânia Carlos (CIDTFF) | in Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. 9, n. 2, pp. 3-30
Investigadores do CIDTFF estarão presentes na Noite Europeia dos Investigadores em Aveiro, iniciativa europeia organizada localmente pela Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva com o intuito de aproximar a ciência e os investigadores do público em geral.
O CIDTFF estará presente na Feira de Ciência e Tecnologia – Science@UA, a ter lugar entre as 21h00 e as 24h00, na área da Cafetaria, com as seguintes atividades:
(...)
Vive a Realidade Aumentada com o EduPARK | Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida Marques (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & Rita Rodrigues (CIDTFF)
Lúcia Pombo, investigadora do CIDTFF, foi entrevistada na Computing Conference 2019, que ocorreu dias 16 e 17 de julho em Londres, onde explicou como se pode aprender com Realidade Aumentada com o Projeto EduPARK.
Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Luís Afonso (antigo bolseiro EduPARK), Paulo Dias & Joaquim Madeira | in International Journal of Mobile and Blended Learning (IJMBL), 11(4), pp. 59-79
A investigadora do CIDTFF Lúcia Pombo apresentou a comunicação “Learning with the Augmented Reality EduPARK Game-Like App: Its Usability and Educational Value for Primary Education”, em co-autoria com Margarida M. Marques, na Computing Conference 2019, que decorreu dias 16 e 17 de julho em Londres. Durante a Conferência foi selecionada para uma entrevista onde falou sobre o Projeto EduPARK, que estará disponível brevemente no site da conferência.
No seguimento de anos anteriores, o Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro participou na 14ª edição da academia de verão com o programa “Expedição à Lua! 3,2,1… descolar!”, entre os dias 8 e 12 de julho.
11 de julho | Gosto do EduPARK como daqui até à Lua! | Lúcia Pombo (CIDTFF)
Com recurso à app EduPARK, que integra conteúdos em Realidade Aumentada, as crianças aprenderam enquanto jogavam, em grupo, e se divertiam num percurso agradável pelo Parque. Os grupos que responderam acertadamente a mais questões, encontraram todos os tesouros escondidos e colecionaram mais bananas receberam prémios EduPARK, mas todos tiveram direito a um pequeno prémio de participação.
Rita Rodrigues, doutoranda do projeto EduPARK, apresentou a comunicação “Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem ao nível das atitudes de conservação da natureza”, em co-autoria com Lúcia Pombo (CIDTFF) e Teresa Neto (CIDTFF), que tem como base o estudo de caso que pretende realizar no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, centrado na aprendizagem resultante de atividades EduPARK, em contexto não formal. Mais especificamente, o seu trabalho irá envolver a criação de um Guião Exploratório de um jogo original, com recurso a realidade aumentada, de forma a poder analisar as aprendizagens ao nível das atitudes ambientais de crianças visitantes do parque da cidade.
No dia 4 de julho, 26 crianças e jovens associados do Clube do Moinho, de Viseu, deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, para aprender com a app do projeto EduPARK.
O artigo será apresentado por Lúcia Pombo na Computing Conference, que ter lugar entre 16 e 17 de julho, em Londres.
Ana Rita Monteiro Rodrigues (CIDTFF), sob orientação das investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Teresa Neto, defendeu a 25 de junho, o seu projeto de tese do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, intitulado “Jogos com Realidade Aumentada em dispositivos móveis no âmbito do EduPARK para promoção da conservação da Natureza”.
Uma nova estratégia de ensino e aprendizagem foi apresentada e debatida na comunidade académica da Universidade de Aveiro a 18 de junho, no Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA | Teaching & Learning Forum@UA. ... A importância da frescura nas práticas pedagógicas foi realçada também noutra apresentação do painel da manhã, pela investigadora Lúcia Pombo, coordenadora do projeto EduPark, candidatura da UA vencedora do ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning, prémio da European Consortium of Innovative Universities (ECIU). Mais informações sobre o projeto EduPark: https://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=56061
O CIDTFF esteve representado na 1ª edição do Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA, um evento dedicado à identificação e partilha das melhores práticas de ensino, onde estudantes, docentes, investigadores e outros membros da comunidade participaram na elaboração da estratégia futura da UA em matéria de ensino e de aprendizagem.
A convite da Reitoria, a coordenadora do projeto EduPARK e investigadora do CIDTFF, Lúcia Pombo, integrou o programa do fórum com uma comunicação ‘fora da caixa’ intitulada “Blending different fragrances to get a fresher perfume – the essence of EduPARK”.
No âmbito do seu trabalho de mestrado, a aluna Luísa Gomes criou um novo guião educativo, com o apoio da equipa EduPARK, que se encontra integrado na app do projeto. Este guião foi explorado no parque por 25 alunos do 8º ano da Escola Básica João Afonso de Aveiro, no dia 13 de junho.
Macacas em festa: EduPARK festeja o seu 3º aniversário no Parque
A equipa do EduPARK convida os membros do CIDTFF a participarem na festa de aniversário do EduPARK a ter lugar no Parque Infante D. Pedro, no dia 5 de junho pelas 16h. Irá haver bolo e surpresas.
Rita Bola, sob orientação das investigadoras do CIDTFF Teresa Neto e Lúcia Pombo, defendeu no dia 24 de maio, o seu projeto de mestrado “Desenvolvimento de Aprendizagens em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK”, tornando-se o sétimo trabalho de mestrado defendido no âmbito do projeto.
O 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT (SciComPT 2019), que se realizou nos dias 30 e 31 de maio, na Universidade de Aveiro, for marcado por várias contribuições da (co) autoria de investigadores do CIDTFF
Participação do EduPARK na 4th Conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development (SLERD)
Margarida M. Marques, investigadora do CIDTFF, apresentou a comunicação oral do full paper “Game-based mobile learning with augmented reality: Are teachers ready to adopt it”, em co-autoria com Lúcia Pombo (CIDTFF), na Conferência SLERD 2019, que decorreu de 22 a 24 de maio, em Roma.
Lúcia Pombo & Margarida M. Marques | in Computers, Special Issue Augmented and Mixed Reality in Work Context
EduPARK continua a contribuir para a formação de alunos do Ensino Superior
No dia 13 de maio, 21 alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico exploraram a app EduPARK no Parque da Cidade.
No dia 8 de maio decorreu da formação acreditada, totalmente ao ar livre no Parque Infante D. Pedro, e constituiu um momento de formação que “apetece repetir”, de acordo com o feedback dos professores participantes.
É agora possível adquirir as Mascotes do EduPARK, em peluches amigos do Ambiente: umas abraçam, outras penduram-se e outras sentam-se. Visite a Livraria da Universidade de Aveiro (L.U.A.) onde as Macacas esperam por si.
A UA está a aceitar propostas para o “ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning”. ... Na edição anterior, de 2018, o Projeto EduPARK foi o vencedor deste prestigiado prémio, uma candidatura dinamizada pela Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do projeto, ambas investigadoras do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
Devido às más condições atmosféricas, a Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) acreditada “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”, 2ª edição, teve que ser reagendada para o dia 8 de maio.
No dia 24 de abril, uma turma do 10º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, fez a atividade do EduPARK, articulando as disciplinas de Biologia-Geologia, Físico-Química e Inglês.
Nos dias 29 e 30 de abril, alunos, professores e outros visitantes da Universidade de Aveiro tiveram a oportunidade de explorar a aplicação EduPARK, durante o XPERIMENTA, entre outras atividades da responsabilidade de investigadores do Departamento de Educação e Psicologia.
O EduPARK não é apenas uma aplicação móvel que está disponível de forma gratuita “para que todos possam aprender de forma autêntica e divertida”.
O projeto que envolve 15 investigadores de educação, psicologia, biologia e eletrónica da Universidade de Aveiro (UA) mereceu destaque numa das últimas edições da newsletter do programa COMPETE 2020.
No âmbito da Componente de Apoio à Família Esgueira/Barrocas, 35 crianças exploraram o Parque da Cidade com a app EduPARK, no dia 16 de abril, em plenas férias da Páscoa.
Lúcia Pombo (CIDTFF) participou na 15th International Conference on Mobile Learning (ML 2019) na University of Applied Sciences of Utrecht, Holanda, de 11 a 13 de abril, tendo apresentado a comunicação “Educational Mobile Augmented Reality EduPARK game: Does it improve Students learning?” em co-autoria com Margarida M. Marques (CIDTFF).
24 abril, 2019 | Parque Infante D. Pedro, Aveiro
No âmbito do programa Cientificamente Provável, numa articulação entre o CIDTFF e a rede escolar, convidamos a participar na Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”, 2ª edição.
O EduPARK integra duas novas bolseiras Licenciadas em Engenharia de Computadores e Telemática e em Novas Tecnologias da Comunicação, Inês Cruz e Samantha Oliveira, respetivamente.
Cátia Almeida, Daniela Resende e Milene Oliveira, estudantes da Licenciatura em Educação Básica (DEP-CIDTFF), foram selecionadas para colaborar com o Projeto EduPARK em atividades de iniciação científica no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes – Licenciatura em Educação Básica (PIC-LEB).
A Academi@ STEM Mangualde promoveu, na semana passada, uma série de visitas de estudo ao EduPARK e à Fábrica Centro de Ciência Viva em Aveiro. Nestas visitas, que decorreram de 25 a 28 de fevereiro, participaram as turmas piloto do 2.º ano e a turma do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde, num total de cerca de 170 alunos.
Entre 25 e 28 de fevereiro, cerca de 160 alunos do 2º e 5º anos do Agrupamento de Escolas de Mangualde deslocaram-se ao Parque de Aveiro para aprender com a app EduPARK, no âmbito do projeto Academi@STEM de Mangualde.
Entre 4 e 14 de fevereiro, cerca de 140 alunos e seus professores da E. B. 2/3 de S. Bernardo deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro para aprender com a app EduPARK.
O investigador Álvaro Sevilla, professor do Departamento de Álgebra da Universidade de Granada, Espanha, visitou a Universidade de Aveiro, entre os dias 3 e 10 de fevereiro, a convite das investigadoras Teresa Neto (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia) e Ana Breda (Departamento de Matemática), no âmbito do Projeto EduPARK.
Neste sábado, as investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Margarida M. Marques dinamizaram, a convite, o Workshop “Potenciar aprendizagens outdoor com Realidade Aumentada - a app EduPARK”, no âmbito do encont[RA]r - Encontro Internacional de Tecnologia de Realidade Aumentada na Educação, realizado em Santo Tirso e com organização conjunta do Laboratório de Educação a Distância e E-learning (LE@D) da Universidade Aberta e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC).
Sónia Castanheira Gabriel defendeu, no dia 20 de dezembro, sob orientação das investigadoras do CIDTFF Teresa Neto e Lúcia Pombo, o seu projeto de mestrado “Educação para a Cidadania: Atividades no Projeto EduPARK com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico”. As provas públicas de defesa contaram com a Presidência de Ana Rodrigues e a Arguição de Patrícia Sá, ambas investigadoras do CIDTFF.
É já o sexto trabalho de Mestrado defendido no âmbito do projeto.
Ana Rita Rodrigues, aluna do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, orientada pelas investigadoras do CIDTFF, Lúcia Pombo e Teresa Neto, apresentou no Research Summit 2018 o projeto de Doutoramento “Strategies of gamification with Augmented Reality for informal learning regarding attitudes of nature conservation in Infante D. Pedro Park”, desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK.
Dércio Bucuane, orientado pelos investigadores do projeto EduPARK, Joaquim Madeira e Paulo Dias (DETI), defendeu no dia 5 de dezembro o seu trabalho de mestrado onde desenvolve um sistema que desencadeia conteúdos em realidade aumentada baseado no movimento do utilizador, passível de ser integrado na App EduPARK.
Tornou-se já no quinto trabalho de Mestrado defendido no âmbito do projeto.
Lúcia Pombo apresentou, a convite, a comunicação “Património Histórico e Botânico com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro - Aveiro: aprendizagens potenciadas pela app EduPARK”, para além de ter moderado a sessão “Património pelos Multimédia”, no EPEC’# 1 – Primeiro Encontro sobre Património, Educação e Cultura, organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que decorreu nos dias 22, 23 e 24 de novembro.
Livro de Resumos disponível aqui: http://epec.ipcb.pt/docs/resumos_final.pdf
O EduPARK, no âmbito das Ciências Integradas da Natureza II (CIN II), promove a atividade de aprendizagem móvel em contexto outdoor “Biodiversidade e preservação”, com 20% de peso na avaliação. Os alunos/futuros profissionais em Educação experienciam uma aprendizagem contextualizada no parque da cidade, com recurso à Realidade Aumentada, integrando disciplinas como Física, Química, Geologia e Biologia, em sintonia com o plano curricular das CIN I e CIN II da Licenciatura em Educação Básica.
A cerimonia de entrega do prémio European Consortium of Innovative Universities (ECIU) Team Award for Innovation in Teaching and Learning à equipa EduPARK decorreu a 14 de novembro e a notícia “EduPARK brilha na Cidade e na Europa” é publicada no Diário de Aveiro, na secção Laboração Contínua, p. 24, onde se explica o projeto e a relevância do referido prémio (http://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_5312.pdf).
O Projeto EduPARK recebeu, na Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha), o prestigiado prémio "Team Award for Innovation in Teaching and Learning" atribuído pelo Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras - European Consortium of Innovative Universities (ECIU).
A Investigadora do CIDTFF Lúcia Pombo participou, no dia 2 de novembro, numa sessão do Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação onde demonstrou, através da comunicação: “A Didática entre a academia e a sociedade: o exemplo do Projeto EduPARK”, que a didática não se faz apenas em sala de aula. Os doutorandos experimentaram a app EduPARK e aprofundaram a metodologia de design-based research.
Notícia no Diário de Aveiro sobre o prémio Team Award for Innovation in Teaching and Learning atribuído ao EduPARK, divulgado na página 4 da edição de 5 de novembro.
O projecto EduPARK é o vencedor do prémio do European Consortium of Innovative Universities (ECIU), o ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning. Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida Marques, bolseira de investigação do projecto, ambas investigadoras do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, receberão o prémio no próximo dia 14, na Universidade de Tecnologia de Hamburgo, na Alemanha, durante uma reunião do Conselho de Administração do ECIU.
Leia a notícia completa na edição em papel.
O projeto EduPARK venceu o prémio ‘ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning’, informou hoje a Universidade de Aveiro (UA).
A distinção é atribuída pela ‘European Consortium of Innovative Universities (ECIU)’, uma rede de universidades europeias vocacionada para promover a inovação no ensino e educação.
O Projeto EduPARK é o vencedor do prestigiado prémio do European Consortium of Innovative Universities (ECIU) – Team Award for Innovation in Teaching and Learning. Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do Projeto, irão no dia 14 de novembro a Hamburgo, Alemanha, receber o prémio durante uma reunião do Conselho de Administração do ECIU.
Grande festa da Noite Europeia dos Investigadores em Aveiro, que decorreu no passado dia 28 de setembro, na Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, e que contou com a participação de cerca de 800 visitantes.
A Fábrica deixa um agradecimento muito especial a todos os docentes, investigadores e alunos da Universidade de Aveiro que colaboraram neste evento com a apresentação dos seus projetos na Feira da Ciência e Tecnologia - Science@ua.
(...)
"Vive a realidade aumentada com o EduPARK" (Departamento de Educação e Psicologia | CIDTFF)
Noite dos Investigadores em Aveiro foi notícia na SIC
A SIC noticiou a edição de 2018 da Noite Europeia dos Investigadores em Aveiro, que contou com a participação de diversos investigadores e projetos do CIDTFF no âmbito da Feira de Ciência e Tecnologia, incluindo o projeto EduPARK.
A notícia pode ser consultada em https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-09-29-Centro-Ciencia-Viva-de-Aveiro-recebeu-cientistas-e-visitantes-na-noite-dos-investigadores.
28 setembro, 21h – 00h | Fábrica Centro Ciência Viva, Aveiro
Promovida pela Fábrica Centro Ciência Viva e Universidade de Aveiro, a Noite Europeia dos Investigadores 2018 – Aveiro contará com várias iniciativas dinamizadas por investigadores do CIDTFF.
O CIDTFF estará presente na Feira de Ciência e Tecnologia – Science@UA, a ter lugar a partir das 21h, com as seguintes atividades:
Vive a Realidade Aumentada com o EduPARK | Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & Margarida Lucas (CIDTFF)
(...)
“EduPARK, uma lufada de ar fresco na Formação Inicial e Contínua de Professores” é o capítulo de autoria de Lúcia Pombo (CIDTFF) e de Teresa B. Neto (CIDTFF) no Livro “Ciencia cordial – un desafío educativo” coordenado por Mariano Martín Gordillo e Isabel P. Martins (CIDTFF), da Edição Los libros de la Catarata, Grupo CTS, Madrid.
O Projeto EduPARK felicita Ana Rita Monteiro Rodrigues, atualmente inscrita no Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, a quem foi atribuída pela FCT uma das 3 bolsas de doutoramento integradas no CIDTFF no painel de “Ciências da Educação”, com orientação das Investigadoras Lúcia Pombo e Teresa Neto.
Esta quinta-feira, 10 crianças aprenderam enquanto jogavam com a app EduPARK no Parque Infante D. Pedro, no âmbito do programa “Férias de Verão com Ciência” da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro.
A Câmara Municipal de Aveiro reconhece formalmente o EduPARK como um ponto de interesse de Aveiro, na inauguração pública do Parque da Cidade, a 29 de julho, estando o projeto agora assinalado nos painéis localizados ao longo do Parque, em flyers e na própria página web da autarquia.
O EduPARK constou numa sessão dinamizada pela CMA, onde o Presidente apresentou o Parque da Cidade que agrega, num continuum verde, quatro parques urbanos: Baixa de Santo António, Infante D. Pedro, Amores e Santiago. Esta inauguração teve início na Fábrica da Ciência, tendo os participantes percorrido um trajeto até ao Parque Infante D. Pedro, onde foi inaugurada a “Mãe de Água / Depósito” e se jogou com a app EduPARK. Por fim, os participantes seguiram em direção ao Parque dos Amores e ao Jardim de Santiago.
A Câmara de Aveiro dá por terminadas as principais intervenções no agora designado ´Parque da Cidade´ com a inauguração este domingo, ao fim da tarde, da requalificação do jardim de Santiago, uma obra de quase 290 mil euros.
(...)
O domingo incluirá ainda várias atividades desportivas em Santiago e percursos a cargo da equipa do EduPARK, que permite seguir circuitos para conhecer o arvoredo, espécies e património edificado do Parque Infante D. Pedro.
A Câmara Municipal de Aveiro vai proceder, no próximo domingo, à inauguração das obras de requalificação do Jardim de Santiago, bem como da estrutura “Mãe de Água/Depósito”. A sessão pública contará com vários momentos festivos, aos quais se juntam actividades desportivas organizadas em colaboração com o Clube de Ténis de Aveiro e o Sport Club Beira-Mar, segundo anunciou a autarquia em comunicado. O programa tem início pelas 10.30 horas, junto à Fábrica Centro de Ciência Viva. Para as 10.45 horas está prevista a apresentação da nova imagem e inauguração da “Mãe de Água/Depósito” - estrutura situada junto à Igreja de Santo António e que, durante anos, teve um papel importante no abastecimento de água -, seguida, pelas 11.15 horas, da apresentação do EduPARK, um jogo interactivo com realidade aumentada, no Parque da Cidade. Por último, às 12 horas, decorrerá, então, a inauguração da requalificação do Jardim de Santiago, propriamente dita. Importa lembrar que aquele espaço de lazer, situado no Bairro de Santiago, apresenta um avançado estado de degradação e abandono.
Leia a notícia completa na edição em papel
Esta terça-feira, e por solicitação da Câmara Municipal de Aveiro, 14 crianças do Campo de Férias do Estabelecimento de Ensino Santa Joana usaram a app EduPARK para aprender de forma divertida em ambiente não formal.
No dia 19 de julho, mais de 80 crianças do Campo de Férias de Lordemão (Coimbra), acompanhados por 10 professores, deslocaram-se ao Parque Infante D. Pedro para explorar a app EduPARK e aprender de forma divertida durante as férias de Verão.
É já na manhã do próximo domingo, dia 29 de julho, que decorrerá a apresentação do Parque da Cidade pela Câmara Municipal de Aveiro, integrando o EduPARK no seu programa de atividades.
O EduPARK faz parte do programa de atividades da sessão pública de apresentação do Parque da Cidade, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro. Como ponto de encontro às 10h30 junto à Fábrica da Ciência, os participantes deslocar-se-ão até ao Parque Infante D. Pedro, onde será inaugurada a “Mãe de Água / Depósito” e se realizará a atividade EduPARK. Veja mais detalhes no convite do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng. José Ribau Esteves.
Contamos consigo!
Esta quarta-feira, dia 18 de julho, vários grupos de investigadores do CIDTFF divertiram-se com a aplicação EduPARK no Parque Infante D. Pedro, no âmbito de uma atividade de convívio organizada pela coordenação do CIDTFF, pelo Núcleo de Investigadores Bolseiros e pela equipa do projeto EduPARK.
No dia 16 de julho, Giselia Antunes Pereira, líder do “Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente” – GRIFO, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, visitou o EduPARK para troca de experiências de investigação e de ideias de cooperação internacional.
Esta segunda-feira, dia 16, decorreu a primeira festa de aniversário com o EduPARK: 13 crianças e adolescentes jogaram e aprenderam com a app EduPARK no Parque Infante D. Pedro.
As atividades da responsabilidade de membros do Departamento de Educação e Psicologia e do CIDTFF deram às 20 crianças da Academia de Verão 2018 a oportunidade de explorar a diversidade biológica, linguística, psicossocial e cultural através de pedipapers, Apps, jogos, módulos interativos e atividades experimentais em laboratórios.
EU AMO EduPARK, uma formação acreditada, inovadora e totalmente ao ar livre, decorreu no dia 9 de julho no Parque Infante D. Pedro e constituiu um sucesso, de acordo com o feedback dos professores participantes.
Desde a inauguração da aplicação móvel interativa EduPARK com Realidade Aumentada (dezembro passado), novas movimentações se têm sentido no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.
Alunos, professores e outros visitantes caminham pelo Parque acompanhados dos seus telemóveis que apontam para azulejos e para placas de identificação de plantas, para aprender de forma divertida com Realidade Aumentada.
Na companhia da Macaca do EduPARK pode-se, agora, percorrer um trajeto agradável no Parque da cidade, através de jogos interativos para encontrar caches virtuais, ganhar bananas e pontos sempre que se completam os desafios e se acertam as questões.
Com a aplicação é possível, agora, descobrir, ou mesmo relembrar, que tipos de triângulos existem na chaminé da Casa de Chá, que rocha compõe a base do coreto ou que estruturas reprodutoras possuem determinadas espécies botânicas do Parque... O jogo da aplicação EduPARK desperta interesse e entusiasmo por parte dos jovens, em tempo de aulas e também em período de férias escolares, onde se divertem a aprender e têm uma ocupação saudável nos tempos livres, mesmo usando o telemóvel.
O painel instalado em frente à gruta artificial do Parque, assim como os folhetos espalhados pela cidade, mostram como se pode instalar de forma gratuita a aplicação em dispositivos móveis Android, através da Google Play Store. Estando a informação também disponível em Inglês, espera-se que esta aplicação suscite interesse a turistas estrangeiros que visitam a cidade neste período de Verão.
A aplicação foi criada no âmbito do EduPARK*, um projeto de investigação desenvolvido por uma equipa da Universidade de Aveiro, envolvendo os Departamentos de Educação, Biologia e Informática, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro.
O EduPARK tem promovido várias atividades que envolveram mais de 200 professores de todos os níveis de ensino, em ações de formação acreditadas, e mais de 800 alunos, para além de atividades para a população aveirense, tendo recebido reações de grande satisfação e motivação para a aprendizagem, quer seja formal ou não formal. Venham visitar-nos!
* O Projeto EduPARK é financiado por Fundos FEDER - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
https://www.ua.pt/file/52138
Na segunda edição da rubrica quinzenal (H)À Educação, Lúcia Pombo, investigadora do CIDTFF, dá a conhecer a razão de novas movimentações no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro: a aplicação móvel interativa EduPARK com Realidade Aumentada.
Esta quinta-feira (5 de julho), crianças do programa “Férias de Verão com Ciência” da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro exploraram o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK.
As atividades do projeto EduPARK continuam com muita procura, mesmo em contexto de educação não formal. Apenas na última semana, cerca de 55 crianças e jovens de férias exploraram o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK.
A coordenação do CIDTFF, o Núcleo de InvestigFellowshipadores Bolseiros e a equipa EduPARK organizam a atividade “Vamos divertir-nos com o EduPARK”, dedicada a todos os investigadores do CIDTFF, criando a oportunidade de conhecer, aprender e confraternizar com a Aplicação.
A ter lugar no dia 18 de julho no Parque Infante D. Pedro, terá o seu ponto de encontro na entrada do Departamento de Educação e Psicologia, pelas 16h.
Durante o mês de maio, 162 alunos do 2º ao 4º ano do Centro Escolar de Santiago foram ao Parque Infante D. Pedro explorar a app EduPARK para uma aprendizagem móvel e com realidade aumentada, em sete sessões dinamizadas pelo projeto EduPARK.
A Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK” é uma formação acreditada, inovadora e totalmente ao ar livre, que terá lugar no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, no dia 9 de julho, das 14h às 18h.
Acaba de sair, na edição 153 de maio/junho, da Revista Britânica específica para professores, Primary Science, o artigo de autoria de Lúcia Pombo que explica como se pode passear pelo parque e simultaneamente aprender conteúdos contextualizados naquele ambiente, através da aplicação móvel com Realidade Aumentada desenhada pelo EduPARK para professores, alunos e turistas.
Para aceder ao artigo: https://www.ase.org.uk/resources/primary-science/issue-153/learning-app-its-walk-in-park
A 3ª edição da formação “Tablets na educação”, organizada pelo Centro de Formação de Aveiro e CCTIC-UA, contou mais uma vez com Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, como formadora na sessão do dia 9 de maio, em que participaram 13 docentes do Ensino Básico e Secundário de vários Agrupamento de Escolas da região de Aveiro.
No dia 5 de maio, Lúcia Pombo apresentou no 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, em Coimbra, o artigo “The EduPARK mobile Augmented Reality Game: Learning value and usability” em co-autoria com Margarida M. Marques.
O artigo “Moving learning into a smart urban park: students' perceptions of the Augmented Reality EduPARK mobile game” da autoria das investigadoras do CIDTFF, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Margarida Lucas, Vânia Carlos, Maria João Loureiro & Cecília Guerra, foi publicado esta semana na revista indexada na Scopus e Web of Science, International Journal on Interaction Design & Architecture(s) (IxD&A), numa edição especial subordinada ao tema "Citizen, Territory and Technologies: Smart Learning Contexts and Practices".
A UA selecionou o EduPARK como sendo “o projeto representativo da excelência pedagógica da academia”, dentro de “trabalhos excelentes apresentados no âmbito deste concurso”, para concorrer ao ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning, uma vez que cada instituição só pode concorrer com um projeto.
Este prémio tem como objetivo promover, celebrar e divulgar projetos inovadores no ensino e aprendizagem desenvolvidos por grupos e/ou equipas interdisciplinares. O prémio é uma iniciativa dos membros do European Consortium of Innovative Universities (ECIU), que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica.
O Team Award será atribuído ao projeto institucional que mais corresponde aos critérios estabelecidos, podendo o júri também conferir Menções Honrosas a projetos que demonstram um nível particularmente elevado de inovação. Só poderá ser apresentado um projeto por instituição. O prémio, no valor de € 2.500, será formalmente apresentado aos membros da equipa vencedora numa reunião do Conselho de Administração do ECIU numa data a definir .
Lúcia Pombo participou na 14th International Conference on Mobile Learning 2018, em Lisboa de 14 a 16 de abril, tendo apresentado o artigo “The EduPARK mobile Augmented Reality Game: Learning value and usability” em co-autoria com Margarida M. Marques, tendo sido também convidada a participar na sessão “Innovative mLearning approaches”, enquanto chair.
Colaboração entre o EduPARK e a Casa Municipal da Juventude (CMA), no âmbito do Clube da Páscoa 2018, permitiu a 35 crianças e jovens (dos 6 aos 14 anos), nesta 3ª feira, explorar o Parque Infante D. Pedro com a EduPARK App para uma ocupação saudável dos tempos livres em período de férias escolares.
O projeto EduPARK contou com 16 participantes da Escola Profissional de Campanhã na atividade “App EduPARK: jogo com realidade aumentada”, realizada ao ar livre, no Jardim da Ciência, simulando-se o jogo no parque.
O EduPARK integra a Investigadora do CIDTFF Teresa Neto como novo membro no projeto, tendo o processo sido validado pela FCT. O EduPARK ficou, assim, mais rico.
Há uma nova realidade em que o virtual se confunde com o real e que está a transformar a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia. Curioso? O professor Paulo Dias, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, explica.
No dia 17 de janeiro, decorreu a 2ª edição da Formação de 30h para professores “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, organização conjunta do Centro de Formação de Aveiro e do CCTIC-UA, onde a Coordenadora do EduPARK, Lúcia Pombo, colaborou como Formadora na 2ª sessão, em que participaram 14 docentes do Ensino Básico de vários Agrupamento de Escolas da região de Aveiro.
Artigo | Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: Desafios para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
As Mestres Ana Rita Rodrigues e Márcia Carvalho publicaram, juntamente com as suas orientadoras, Lúcia Pombo e Teresa Neto, um artigo no volume 9, nº 4 da Indagatio Didactica resultante dos seus trabalhos de Mestrado realizados no âmbito do Projeto EduPARK.
A Rádio Soberania, de Águeda, convidou a Coordenadora do projeto EduPARK para uma entrevista em direto no Programa da manhã “No café com… Lúcia Pombo” por volta das 9h, no dia 18 de dezembro.
Envolvendo 15 investigadores da UA que integram três áreas principais (Educação, Biologia e Informática, o projeto EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências) esta aplicação propõe estratégias originais e atrativas de aprendizagem interdisciplinar que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis, em espaços verdes, no Parque Infante D. Pedro de Aveiro.
A aplicação EduPARK permite a professores, alunos e ao público em geral, a exploração e acesso a informação sobre as espécies de plantas existentes no parque da cidade, referências históricas, conteúdos multimédia e mapa do parque, possibilitando interação com os utilizadores.
Alunas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de MAT e CN no 2.º CEB defenderam os seus relatórios de estágio no âmbito do EduPARK
As Mestrandas Rita Silva Valente e Ana Filipa Domingos Gonçalves, com orientação das investigadoras do CIDTFF, Teresa Neto e de Lúcia Pombo, defenderam no dia 15 de dezembro, os seus projetos de mestrado onde abordaram a resolução de problemas realistas e experiências de aprendizagem de Geometria e Medida com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, ambos integrados no Projeto EduPARK. São já 4 os trabalhos de Mestrado defendidos no âmbito do EduPARK.
A inauguração e disponibilização ao público da Aplicação EduPARK, no passado dia 6 de dezembro, foi amplamente divulgada por vários meios de comunicação social, sendo destaque na primeira página do Diário de Aveiro. Também foi notícia em: Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Jogo Online, Jornal de Notícias Online, Notícias ao Minuto Online, Smooth FM Online, o VerPortugal Online, Rádio Terra Nova Online, Rádio Comercial Online, TSF Online.
No Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, no âmbito da Unidade Curricular “Didática da História, Geografia e Ciências Naturais”, realizou-se uma saída de campo pela cidade de Aveiro com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica e mobile learning, no dia 7 de dezembro, que resultou de uma iniciativa conjunta da docente e investigadora do CIDTFF Ana V. Rodrigues e de Vânia Carlos e Lúcia Pombo, investigadoras dos projetos ENAbLE e EduPARK.
Descobrir as características das plantas do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, é o objectivo da app EduPARK, lançada esta semana. Criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, a app mais verde do Google Play, está já disponível para telemóveis com sistema Android.
Usando um sistema de realidade aumentada, a aplicação EduPARK permite a quem visita o parque da cidade de Aveiro, descobrir características únicas das plantas e flores deste espaço.
Inovação - “Edupark” é uma aplicação móvel que quer levar a população a explorar o Parque Infante D. Pedro, desafiando-a para o fazer através de um jogo
AVEIRO - Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, foi ontem lançada. A aplicação com o nome "EduPARK" foi criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e pode ser descarregada através do Google Play, encontrando-se apenas disponível para dispositivos Android, disse a coordenadora do projeto, Lúcia Pombo.
O mais antigo jardim da cidade de Aveiro é atualmente um destino menos habitual nos percursos dos residentes locais.
Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Aveiro das áreas da biologia, informática e educação, o projeto Edupark será um guia multimédia útil, mas também permite jogos pedagógicos.
A mascote é uma macaca, recuperando, assim, a memória dos aveirenses que perdura muitos anos depois do parque ter perdido o seu habitante mais popular.
Após o download gratuito, a aplicação baseada na tecnologia de realidade aumentada permite, sem recurso a wifi, "descobrir o parque e observar o que, na maioria das vezes, as pessoas nem reparam", explicou Lúcia Pombo, coordenadora, após a inauguração do sistema, esta quarta-feira.
Através de 32 placas distribuídas pelo parque, os visitantes ficam a conhecer não só a biodiversidade ali concentrada, sobretudo arbórea, como também informação sobre a cidade, nomeadamente relativa ao património e cultura.
Aplicação móvel EduPARK com realidade aumentada vai desvendar os segredos da flora do Parque da Cidade de Aveiro.
Envolvendo 15 investigadores da UA que integram três áreas principais (Educação, Biologia e Informática, o projeto EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências) esta aplicação propõe estratégias originais e atrativas de aprendizagem interdisciplinar que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis, em espaços verdes, no Parque Infante D. Pedro de Aveiro.
A aplicação EduPARK permite a professores, alunos e ao público em geral, a exploração e acesso a informação sobre as espécies de plantas existentes no parque da cidade, referências históricas, conteúdos multimédia e mapa do parque, possibilitando interação com os utilizadores.
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
A aplicação com o nome "EduPARK" foi criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e pode ser descarregada através do Google Play, encontrando-se apenas disponível para dispositivos Android, disse à agência Lusa a coordenadora do projeto, Lúcia Pombo.
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
A aplicação com o nome "EduPARK" foi criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e pode ser descarregada através do Google Play, encontrando-se apenas disponível para dispositivos Android, disse à agência Lusa a coordenadora do projeto, Lúcia Pombo.
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
App dá a conhecer espécies de plantas em Aveiro
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
A aplicação com o nome "EduPARK" foi criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e pode ser descarregada através do Google Play, encontrando-se apenas disponível para dispositivos Android, disse à agência Lusa a coordenadora do projeto, Lúcia Pombo.
Smooth FM Online
|Aplicação de telemóvel ajuda a conhecer flora do parque da cidade de Aveiro
Uma aplicação para telemóvel que ajuda a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, e pontos de interesse histórico deste espaço verde, vai ser lançada na próxima quarta-feira.
TSF Online
|Os aveirenses, os turistas que cada vez mais visitam a cidade, e os estudantes de todas as idades vão ficar a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, assim como os pontos de interesse histórico, já partir do próximo dia 6 de dezembro, graças a uma aplicação com realidade aumentada, desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto EduPARK.
Aplicação móvel EduPARK com realidade aumentada vai desvendar os segredos da flora do Parque da Cidade de Aveiro.
Os aveirenses, os turistas que cada vez mais visitam a cidade, e os estudantes de todas as idades vão ficar a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, assim como os pontos de interesse histórico, já partir do próximo dia 6 de dezembro, graças a uma aplicação com realidade aumentada, desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto EduPARK.
Os aveirenses, os turistas que cada vez mais visitam a cidade, e os estudantes de todas as idades vão ficar a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, assim como os pontos de interesse histórico, já partir do próximo dia 6 de dezembro, graças a uma aplicação com realidade aumentada, desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto EduPARK.
A proposta “EduPARK e Formação Inicial de Futuros Profissionais em Educação – uma relação de simbiose”, da autoria de Lúcia Pombo e Teresa Neto, foi apresentada no Teaching Day, sob a forma de poster e de comunicação.
É com todo o gosto que vimos convidá-lo/a a participar no evento de Inauguração da Aplicação móvel EduPARK com Realidade Aumentada, no próximo dia 6, pelas 14h45min no Auditório Mestre Hélder Castanheira (1º momento) e pelas 16h no Parque Infante D. Pedro (2º momento).
No próximo dia 6, o EduPARK vai disponibilizar ao público a sua aplicação móvel. A sessão de inauguração contará com a presença do Reitor da UA, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, da Coordenadora do CIDTFF, dos Diretores dos Departamentos envolvidos (DEP, DBio e DETI) e da Equipa do Projeto EduPARK.
A proposta “EduPARK e Formação Inicial de Futuros Profissionais em Educação – uma relação de simbiose” foi selecionada para integrar o programa do Teaching Day, na componente “comunicação (Speed Talk)”, onde Lúcia Pombo irá mostrar casos de envolvimento de estudantes no projeto EduPARK, proporcionando-lhes, assim, experiências de práticas de investigação em Educação em colaboração com a equipa do projeto.
Rita Sousa e Inês Pinto Ferreira são as duas estudantes da Licenciatura em Educação Básica (DEP-CIDTFF) que escolheram o Projeto EduPARK para a realização de atividades de iniciação científica no âmbito de um projeto de Investigação & Desenvolvimento.
Na lógica da promoção de metodologias que integram a investigação no processo de ensino e aprendizagem, o EduPARK abraçou CIN II, com uma componente mobile outdoor no contexto do tema “Biodiversidade e preservação” com 20% de peso na avaliação.
A Câmara Municipal de Aveiro, enquanto parceira do Projeto EduPARK, colaborou na instalação das 32 placas identificativas no Parque Infante D. Pedro. Agora é possível identificar as espécies de árvores que habitam no Parque. As placas permitem também aceder a conteúdos em realidade aumentada sobre cada espécie, através da aplicação EduPARK: i) em modo livre (disponível também em inglês) e ii) através de jogos específicos para cada nível de ensino, em contexto escolar, e também para o público em geral.
O trabalho intitula-se “EduPARK app: a evolução de uma aplicação móvel para aprendizagem em contexto outdoor” da autoria de Luís Afonso, Mariana Castro, Paulo Dias, Joaquim Madeira, Margarida Marques e Lúcia Pombo e foi apresentado no 9º INForum, sob a forma de poster
No primeiro dos 3 ciclos previstos da Formação “Tablets na educação: promoção de competências digitais no âmbito de aprendizagens móveis”, a Coordenadora do EduPARK, Lúcia Pombo, colaborou como Formadora na 1ª sessão, onde participaram 20 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Eixo.Nesta primeira sessão, depois da apresentação do projeto EduPARK, os professores formandos exploraram a aplicação móvel do EduPARK e criaram recursos educativos passíveis de serem integrados em atividades outdoor.
Está para breve a instalação de 32 placas no Parque que permitem aceder a conteúdos em Realidade Aumentada sobre espécies botânicas, com a aplicação móvel do EduPARK, em modo de utilização livre ou de jogo, disponível em Português e em Inglês
A investigadora do CIDTFF e membro do EduPARK, Maria José Loureiro, participou na conferência do ICEM nos dias 20 a 22 de setembro, na Universitá Federico II, em Nápoles, onde apresentou o trabalho “Technology and innovation in Science Education for authentic learning: EduPARK, a project exploring augmented reality games in an urban park”.
A coordenadora do EduPARK partilhou com o COMPETE 2020 um testemunho sobre a mais-valia do apoio COMPETE 2020 no projeto em questão, através da notícia “Já ouviu falar do EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências?”
Um aspeto crucial para os alunos durante o processo de aprendizagem é a construção de conhecimento, de forma a atingirem um nível de compreensão mais complexo. Competências, tais como a resolução de problemas, o pensamento crítico, analítico e criativo, a colaboração, trabalho de equipa, competências digitais e de comunicação são cada vez mais exigidas nos processos de recrutamento, pelo que as escolas devem ter um papel ativo na preparação dos alunos.
O grande desafio do projeto EduPARK passa por criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências Naturais, Físico-Químicas, Matemática, História, entre outras. Como? Através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada (RA), com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, que será explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, em contextos de atividades ao ar livre, com potencial de utilidade também no domínio do turismo/público em geral.
O projeto recorre a reconhecimento de imagens em Realidade Aumentada, despoletando conteúdos sob a forma de texto, áudio, vídeo e mesmo imagens em 3D, e ainda localização por GPS, combinando o mundo real com o virtual, através de atividades baseadas na prática do Geocaching.
O contexto físico trata-se do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, que tem uma rica diversidade botânica e património histórico.
Pretende-se assim compreender como uma aplicação móvel e inovadora utilizando Realidade Aumentada, dirigida a professores e alunos, em contextos de visitas de estudo ao ar livre, poderá ter impacte a nível de: (a) valor educativo; (b) motivação intrínseca; (c) empenho; (d) aprendizagem autêntica; (e) aprendizagem ao longo da vida; e (f) hábitos de conservação e sustentabilidade.
As Mestrandas Ana Rita Monteiro Rodrigues e Márcia Carvalho, orientadas por Teresa Neto, e coorientadas por Lúcia Pombo, defenderam no dia 21 de julho, os seus projetos de mestrado na área da Etnomatemática e do Estudo do Meio em ambientes outdoor de aprendizagem, com recurso à aplicação do EduPARK. Tendo obtido 18 valores, mostraram os excelentes resultados provenientes de uma articulação entre a formação inicial de professores (a Prática Pedagógica Supervisionada) e o projeto de investigação e desenvolvimento, o EduPARK.
A equipa EduPARK preparou uma atividade para as crianças do 2º CEB da Academia de Verão do DEP. A Macaca do EduPARK esperou por jovens exploradores, no Parque Infante D. Pedro, para os guiar numa caça ao tesouro onde puderam aprender enquanto jogavam.
EduPARK marcou presença no Encontro de Professores sobre utilização Educativa das TIC, Tic@Portugal, em Nelas, no dia 7 de julho, com a apresentação da comunicação “Boas Práticas de Gamificação com Mobile Learning e Realidade Aumentada – Projeto Edupark”.
A equipa EduPARK em conjunto com o CCTic-UA organizou uma ação de curta duração (3h) para professores no dia 10 de julho, enquadrada no Programa da visita do consultor externo, Professor Martin Llamas Nistal.
No dia 10 de julho, o consultor do Projeto EduPARK, Professor Martin Llamas Nistal, da Universidade de Vigo, visitou o CIDTFF e os Departamentos envolvidos no projeto: DEP, DETI e DBio.
Capítulo pelas investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo, Margarida Marques, Vânia Carlos, Cecília Guerra, Margarida Lucas & Maria João Loureiro | Citizen, Territory and Technologies: Smart Learning Contexts and Practices, Smart Innovation, Systems and Technologies 80, pp. 90 – 100
Nos dias 3 e 4 de julho, o CIDTFF foi representado no Encontro Ciência 2017. No dia 3 de julho, participaram a Coordenadora do CIDTFF, Professora Maria Helena Araújo e Sá e a Investigadora Margarida Lucas que apresentou comunicação sobre as competências digitais. No dia 4 de julho, as investigadoras Lúcia Pombo, Susana Pinto e Marília Rua apresentaram comunicações sobre os projetos EduPARK, KOINOS e Educa&Care, respetivamente.
10 de julho | Auditório Mestre Hélder Castanheira, junto à livraria da Universidade de Aveiro (1ª parte) e Parque Infante D. Pedro (2ª parte)
Objetivo: divulgação, junto de professores e da comunidade académica, do Projeto EduPARK que integra realidade aumentada, mobile learning e gamificação no Ensino em ambientes outdoor.
Data: 10 de julho, das 14h30min às 17h30min
Programa:
1.ª parte (14h30min – 16h) – Auditório Mestre Hélder Castanheira (sala anexa à livraria da Universidade de Aveiro)
Sessão de abertura: António Moreira, Martin Llamas Nistal, Lúcia Pombo, Maria José Loureiro
Comunicação com Questões & Respostas “Una experiencia de flipped classroom en la Universidade de Vigo”, por Martin Llamas Nistal
Comunicação com Questões & Respostas “Um ano de experiência de desenvolvimento da app EduPARK”, por Lúcia Pombo
Sorteio de exemplares do livro “Parque Infante D. Pedro – Património Histórico e Botânico, Projeto EduPARK”
2.ª parte (16h-17h30min) – Parque Infante D. Pedro, Aveiro
Piquenique no Parque (cada participante traz algo para partilhar)
Exploração prática, em grupo, da app do EduPARK
Nesta 5ª feira, Lúcia Pombo participou na 2nd International Conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Developments, coorganizada pela Universidade de Aveiro e pela Association for Smart Learning Ecosystems and Regional Developments (ASLERD) que teve lugar no DECA da UA, entre 22 e 23 de junho.
A Agora Aveiro juntou-se à Camara Municipal de Aveiro (CMA) e à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro para trazer três dias de atividades.
No dia 10 e 11 de junho, pelas 15h, o EduPARK vem convidar-Vos a participar na atividade para o público: “Explorando o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel do projeto EduPARK”.Integrado no Programa da Feira do Livro em Aveiro, foi apresentado ao público o Livro do EduPARK com autoria de Lúcia Pombo, Margarida Morais Marques, Maria José Loureiro, Rosa Pinho, Lísia Lopes e Paula Maia e Mapa do Parque da autoria de Vânia Carlos. É uma edição da UA-Editora e financiada por FEDER/FCT.
O lançamento foi enquadrado no Programa da Feira do Livro e da Semana do Ambiente da CMA. Contou com a presença do presidente da CMA, autor de um dos prefácios, Ribau Esteves; da coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá e ainda dos diretores dos Departamentos envolvidos: Jorge Adelino Costa, do DEP, e Amadeu Soares, do DBio. A apresentação do livro ficou a cargo de duas das autoras, Lúcia Pombo, coordenadora do projeto EduPARK, e Rosa Pinho, curadora do Herbário da UA.Sugestão do livro do EduPARK no âmbito da Feira do Livro de Aveiro.
No dia 5 de junho, pelas 21 horas, é apresentado o livro “Parque Infante D. Pedro, Património Histórico e Botânico – Projeto EduPARK” da autoria de Lúcia Pombo, Margarida Morais Marques, Maria José Loureiro, Rosa Pinho, Lísia Lopes e Paula Maia.
O lançamento decorrerá no Mercado Manuel Firmino, integrado no programa da Feira do Livro e da Semana do Ambiente da Câmara Municipal de Aveiro.
A convite do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão e da Câmara Municipal de Mortágua, Lúcia Pombo dinamizou um workshop outdoor inovador, no contexto do EduPARK, que contou com 18 professores de Ciências de várias escolas, no dia 20 de maio, na Escola Secundária de Mortágua.
Alunos do 4.º ano jogaram com a aplicação em Realidade Aumentada do EduPARK, em contexto de Prática Pedagógica Supervisionada de um grupo de alunas do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de MCN do 2º CEB, no Parque Infante D. Pedro, na passada terça-feira.
O projeto EduPARK participou na UA Open Campus 2017 com a atividade “Vem experimentar a aplicação móvel em Realidade Aumentada do projeto EduPARK”. A aplicação é um jogo interativo, tipo quiz interdisciplinar, com realidade aumentada (RA), assente em princípios de Geocaching, que se destina a ser explorada no Parque Infante D. Pedro.
A entrevista de Lúcia Pombo sobre o Projeto EDUPARK, esteve no ar no passado dia 6, na Antena 1 no Programa “Os dias do futuro”, da responsabilidade da Jornalista Catarina Lázaro.
Ouvir entrevista:
Trata-se de um site convidativo, instrutivo, fortemente ilustrado, muito alegre e com excelente qualidade gráfica, que foi criado pelo Engenheiro Informático Luís Afonso, bolseiro do EduPARK, acompanhado pela restante equipa.
Para além dos 15 investigadores que integram a equipa do EduPARK, há também vários alunos que pretendem desenvolver os seus projetos de mestrado e de estágio no âmbito do EduPARK.
Mariana Castro de Souza, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Exatas pelo Instituto de Física de São Carlos, na Universidade de São Paulo, Brasil, irá dar início ao seu estágio no âmbito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Modalidade Empreendedorismo.
Decorreu no passado Sábado, o 1º dia das Jornadas Educativas de Nelas, no Centro Multiusos da Câmara deste Município da região Dão-Lafões. As jornadas, cuja organização contou com a colaboração do ccTICua, foram subordinadas ao tema “Tecnologias em educação: novas tendências, novas práticas”.
O projeto EduPARK participou na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia 2016 com a atividade “À descoberta dos tesouros do Parque Infante D. Pedro”. Foram realizadas três sessões com turmas de escolas da cidade, em que os alunos exploraram o mais antigo parque de Aveiro com o apoio de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada destinada a dispositivos móveis, que foi criada no âmbito do projeto.
Logotipo e mascote EduPARK - Projeto EduPARK já tem imagem
O logotipo e a mascote do projeto EduPARK (coordenado por Lúcia Pombo) foram ambos criados por Joana Pereira, designer e bolseira do CIDTFF. O logotipo será usado em todos os recursos produzidos no âmbito do projeto e a mascote “Macaca do EduPARK” destina-se, principalmente, à aplicação para dispositivos móveis, em desenvolvimento, que visa promover a aprendizagem interdisciplinar de Ciências em contextos outdoor, no parque Infante D. Pedro de Aveiro, vulgarmente conhecido como o Parque da Macaca.
Decorreu na quarta-feira, dia 26 de outubro, mais uma palestra da edição do UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA. As Investigadoras Lúcia Pombo, Margarida Lucas & Vânia Carlos irão apresentar uma Palestra, dedicada à temática da Educação, intitulada “Mobile learning, tablets & gamification na Educação”. A palestra decorrerá entre as 14:00 e as 15:00h no Auditório 5.2.22 do Departamento de Educação e Psicologia. A participação é aberta a toda a comunidade académica, gratuita e não carece de inscrição prévia.
Foi aprovado para financiamento o projeto “EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências – um projeto inovador de investigação e desenvolvimento.” O grande desafio do EduPArk é criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências, através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada (RA), com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, que será explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, em contextos de atividades ao ar livre, com potencial utilidade também no domínio do turismo/público em geral.